São Félix do Xingu, no Pará, possui o maior rebanho bovino brasileiro. São 2,5 milhões de cabeças, quase 200 para cada um dos seus 140 mil habitantes. O PIB per capita de São Félix é o 66º do Pará, que tem 114 municípios.
A cada ano, as notícias sobre o município só ganham títulos negativos a mais recente foi de maior emissor de gases de efeito estufa per capita do mundo!
O projeto Ações para Diminuição de Queimadas, trabalha em parceria com o município desde 2020 vem conseguindo avanços para mudar a realidade. Prova disso são os dados que o INPE vem apresentando sobre a redução de focos de incêndio na região. Mas tudo isso requer trabalho, esforços e recursos e muitos não são legíveis para comprar máquinas, que são fundamentais para controle e monitoramento de queimada, que o município tanto precisa.
Nosso objetivo é estruturar a brigada florestal voluntária que já existe. Já atuamos na capacitação de pessoal, e agora nos faltam alguns equipamentos para complementar o que já está disponibilizado pelo governo.
Para que as ações no combate de incêndios sejam eficientes, um equipamento chamado soprador de alta capacidade é imprescindível para os trabalhos em chão, entre outros. O soprador, também conhecido como “soprador de folhas” tem a capacidade de hiperventilação (fluxo ar aprox. de 1.720 m³/h e velocidade do ar de 90 m/s) como forma de dissipação do calor, podendo ser principalmente utilizado em áreas de mata mais fechada. Além de extinguir o fogo, o equipamento torna o combate mais eficiente e menos desgastante.
Não pode ajudar? Então compartilhe com amigos e nas redes sociais! Juntos vamos podemos crescer!
ATENÇÃO: doações acima de R$ 60, receberão o livro “Uma Breve História da Legislação Florestal Brasileira” + um adesivo.Vídeo: Youtube/Uso do soprador STIHL BR