Vaquinha criada em: 15/05/2015
Vaquinha encerra em: 01/06/2015
No dia 2 de junho, comemora-se o Dia Internacional da Trabahadora Sexual. A data é alusiva ao 2 de junho de 1975 quando 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. Elas protestavam contra multas e detenções feitas em nome de uma “guerra contra o rufianismo”. Ao ter a coragem de romper o silêncio e denunciar o preconceito, a discriminação e as arbitrariedades, as prostitutas de Lyon entraram para a história.
Neste ano de 2015 realiza-se o primeiro Puta-Dei de Porto Alegre, ciclo de debates sobre a condição atual das trabalhadoras sexuais no Brasil e no mundo, bem como questões relacionadas ao projeto de lei 4211/2012 que prevê a regulamentação do trabalho sexual no Brasil.
Para tal eu, na condição de co-editora do projeto Mundo Invisível e articuladora do Núcleo de Debate e Apoio às Trabalhadoras Sexuais, solicito o seu apoio e auxílio financeiro, já que o projeto implica em custos, ainda que modestos, com passagens, alimentação, deslocamento e hospedagem das ativistas.
A realização deste evento é imprescindível para a consolidação do movimento de prostitutas porto-alegrense e da região sul, e sua integração aos movimentos nacionais e internacionais que compartilham desta mesma luta e pretende contar com a presença de ativistas pelos direitos das prostitutas de vários outros estados e núcleos.
Certa de vossa compreensão e colaboração, desde já agradeço.
Abraço grande, todas à luta! Defender o direito de todas as mulheres é defender também os direitos das prostitutas, grupo historicamente relegado a guetos e largamente estigmatizado.
Monique Prada