PLASTIC DOLL é um projeto de performance em várias plataformas.
PLASTIC DOLL é um projeto educacional e de intervenção social que mistura arte, pesquisa e ativismo sem fronteiras.
Este projeto parte das figuras icônicas da linha Barbie para investigar experiências de construção de gênero e raça e, assim, desconstruir sistemas opressivos que levam a várias formas de violência. Resultado de uma colaboração entre múltiplos parceiros institucionais, incluirá oficinas comunitárias, oficinas artísticas, ensaios, mesas redondas, apresentação de outros trabalhos relacionados ao tema, e leitura dramatizada da peça Plastic Doll com compartilhamento público de processo. Todas essas atividades serão gratuitas para o público.
A primeira edição do projeto acontecerá em Curitiba, em junho e julho de 2023.
O montante arrecadado será destinado a:
Compra de materiais necessários para as oficinas e projetos de arte
Subsídio dos ingressos gratuitos aos eventos
Pagamento de atores, técnicos, colaboradores e outros artistas locais
Pagamento do transporte e estadia de artistas e ativistas convidados
Documentação audiovisual do projeto
Aluguel de espaços e outras despesas logísticas
EVENTOS:
Oficinas de escuta criativa com artistas e ativistas da região de Curitiba;
Oficina de introdução à dramaturgia, com foco em questões de raça e gênero;
Leitura publica das peças curtas geradas na oficina, seguido de debate;
Oficina para atores e dançarinos, aberta ao público em geral;
Leitura dramatizada da peça Plastic Doll, em biblioteca pública;
Ensaio de pesquisa da peça Plastic Doll, com compartilhamento de processo, no Teatro Guaíra.
Apresentação do espetáculo convidado “Dar à Luz”, com a atriz, advogada e ativista do movimento negro Dina Alves, no Teatro Guaíra.
Mesa redonda “Artivismos” com Dina Alves, Leandro Gosdorff (Professor de Direitos Humanos – UFPR), e outros participantes de relevo sobre a realidade da violência de raça e gênero no Brasil e caminhos de transformação através da arte;
Performance e instalação pop-up no espaço urbano da cidade;
Foto: oficina do Babel com imigrantes (Cambridge, USA, 2022)
Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.