“Mães de Acari, Uma História de Lutas" (título provisório) é uma realização independem que conta com análises e depoimentos de autoridades ligadas aos Direitos Humanos.
Em um dos seus últimos artigos, o jornalista e autor dos livros ‘As Mães de Acari’ Carlos Nobre analisa a situação da morte de negros - a maioria jovens. Diariamente os números chegam a 63 mortos no país. Sob a ótica das execuções da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, 2018, ele reflete, continuou o holocausto dos negros brasileiros: as mortes aumentaram mais de 10% na década passada. Carlos Nobre relatou a saga de parentes e amigos pela elucidação e resgate dos corpos de 11 jovens mortos pelo grupo paramilitar “Cavalos Corredores”, em 1990. Para Nobre os crimes deste tipo são praticados cotidianamente, sem a devida repercussão, como o caso Marli, ocorrido na década de 70, ou os assassinatos da vereadora Marielle e seu motorista, sempre pessoas negras.
A complexidade dos fatos expostos e os retrocessos vivenciados atualmente no Brasil nos dão a certeza da impossibilidade de viabilizarmos produções de interesse público que tratem da situação de violência urbana que vitimiza a população negra, em especial, os jovens negros. O longa metragem “Mães de Acari, Uma História de Lutas “ (título provisório) é uma realização independem que conta com análises e depoimentos de autoridades ligadas aos Direitos Humanos, como a Sra. Monica Cunha – Líder do Movimento Moleque e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, o Profº/Drº Babalorixa Ivanir dos Santos – em 1990 era Secretário Executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas-CEAP, Arcelio Faria – Maquinista da Rede Ferroviária Federal, Coronel Ubiratan Angelo – Ex Comandante Geral da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Profª/ Drª Elisa Larkin do Nascimento. Presidenta do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros - IPEAFRO, Ana Paula Oliveira, coordenadora do Coletivo Mães de Manguinhos, Vereador Edson Santos, Profº/Drº Carlos Alberto Medeiros.
Um projeto de tamanha importância social precisa do seu apoio financeiro para edição, tradução e legendagem da abordagem sobre a situação que envolve as Mães de Acari. O Custo total para concluir está etapa da produção é R$ 10.700,00 (dez mil e setecentos reais).
Toda contribuição será muito valiosa!
Como contrapartida ofereço os créditos de agradecimento no filme.
Conto com o apoio de vocês.
Abraços,
Mauro Cleverson