Em 2018 trabalhamos na disciplina eletiva que abordava o gerenciamento de resíduos sólidos , Para isso 4 projetos vem sendo realizados : Biocanudo, Cultrash, Peltic, Utilização da borra de café. Usando a metodologia científica iniciamos nossos projetos em março. A partir do 2º semestres os projetos começam a serem divulgados em feiras científicas, recebendo premiações e incentivo a continuidade dos mesmos. Os projetos são realizados na escola , na casa dos estudantes, nas férias e aos finais de semana. Além da parte experimental os alunos são preparados para escrever os relatórios centíficos, produzir os baners do projeto além da montagem do portfólio que traz o histórico e documentação de todas etapas do projeto.
Trabalhar com projetos de iniciação científica no Ensino Médio prove o protagonismo juvenil e autonomia na construção do conhecimento. Essas ações fazem com que os jovens tornem-se um sujeito atuante e preocupado com as questões ambientais na sociedade onde vive, propondo soluções para problemas econtrados em seu cotidiano.