O Projeto Cosmos é um projeto social de Manaus com o intuito de levar Astronomia para as escolas públicas da cidade. Formado inteiramente por jovens universitários, ele nasceu em 2015 e está completando 3 anos de existência. Com a experiência de levar ciência de forma diferenciada e divertida para jovens e crianças, escrevemos um artigo sobre o potencial de usar Astronomia para ensinar Matemática, física e química numa aula interativa e com o uso de diversos recursos metodologicos como oficinas, experimentos, vídeos e desafios. O resultado ao acompanhar a experiências dos estudantes foi bastante satisfatório e escrevemos um artigo com base nesse estudo.
Esse artigo, que foi o primeiro que escrevemos, foi aceito no 2º Simpósio em Atividades de educação Espacial (http://ssasymposium.org/) que esse ano acontece em Budapeste, na Hungria, entre 11 e 13 de Abril ! É necessário que pelo menos um dos autores esteja presente no simpósio para apresentar o trabalho e garantir a publicação do artigo.
É uma grande vitória para o projeto poder contribuir dessa forma com a academia, fazendo pesquisa e gerando conteúdo. E não gostaríamos de peder a oportunidade de apresentar o trablaho que estamos fazendo aqui no Norte do Brasil para o resto do mundo, e aprender com o resto do mundo pra voltar e melhorar ainda mais a forma como levamos conehcimento para as escolas!
A quantia de 8 mil é apra cobrir os custos de viagem para Budapeste e hospedagem para que um de nós consiga representar o projeto. Qualquer quantia já ajuda muito e é possível doar das mais diversas formas, desde cartãos de crédito a boleto. Contamos com a ajuda de cada um de vocês para realizar esse sonho de participar do Simpósio.
O Projeto Cosmos acredita no potencial transformador da educação, cada pequeno pedacinho de conhecimento que se compartilha gera impactos imensuráveis na vida de cada criança e jovem alcançados. E estamos sempre fazendo o possível para impactar cada vez mais pessoas. Realizamos mais de 7 turmas de preparatório para a OBA (olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e vimos um dos nossos alunos, de uma escola pública afastada do centro da cidade, conseguir medalha de prata logo na sua primeira vez fazendo a olimpíada ! Já realizamos mais de 25 palestras e oficinas em escolas e mais de 7 participações em eventos em comunidades levando um circuito de brincadeiras espaciais pra crianças! Essa ano pretendemos começar nosso canal no Youtube e assim tornar as aulas acessíveis a todos.
De pouquinho em pouquinho, dando nosso melhor sempre, conseguimos alcançar coisas inimagináveis, como essa oportunidade incrível de partipar do Simpósio de educação e Astronomia em Budapeste.
Agradecemos de coração toda a ajuda que vocês puderem dar! Qualquer contribuição é muito!