O projeto Máscaras para Todos é integrado por um grupo de voluntários que atuam na confecção e distribuição de máscaras de proteção para profissionais de saúde e comunidades carentes neste período de pandemia do COVID-19. Hoje conta com 99 costureiras, 3 fábricas de confecção e mais de 150 voluntários. A equipe já produz cerca de 760 unidades de máscaras por dia, chegando a 5 mil por semana. Já foram distribuídas gratuitamente mais de 21.500 máscaras de proteção, 1.000 fraldas geriátricas e 58kg de PLA, um polímero que foi empregado na produção de faceshields (protetores faciais de acrílico transparente), utilizados por médicos e profissionais dentro do ambiente hospitalar.
Na última semana, o projeto recebeu o apoio institucional do Governo do Estado do Paraná, da OAB e do Tribunal de Justiça do Paraná. Também foi estabelecida uma parceria com a equipe Atitude 3D,que através de um laboratório dedicado a projetos eletrônicos e científicos, utiliza mais de 100 impressoras 3D que trabalham simultaneamente e já produziram mais de 25 mil faceshields.
Para organizar os pedidos e a logística de entrega das máscaras e faceshields, o projeto Tudo Pela Vida desenvolve aplicativoonde os profissionais e a comunidade poderão solicitar as suas unidades de maneira rápida e simples.
Entre as instituições que receberam as máscaras estão o Hospital Pequeno Príncipe, Hospital do Trabalhador, Hospital Cajuru, Hospital Pequeno Cotolengo, Hospital São Vicente, Hospital da Cruz Vermelha, Hospital IPO, Hospital Constantini, Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba, Fundação Pró-Renal, UPA do Tatuquara e as UBS do Parolin, Pilarzinho e Bom Pastor, além das Secretarias de Saúde das cidades de Quitandinha, Campina Grande, Piraquara, Fazenda Rio Grande e Palmeira. Além disso foram doadas máscaras para a Defesa Civil, ONGs, casas de repouso de idosos, garis, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, empresas com funcionários expostos e população carente.
Nesse período de expansão da Covid-19, a proteção dos profissionais de saúde e da população em geral é um recurso fundamental para que o sistema de saúde brasileiro não entre em colapso e possa atender a todos que necessitarem de tratamento. Como a demanda por máscaras cresceu repentinamente e elas estão ficando escassas, o projeto Tudo Pela Vida está à procura de novos parceiros voluntários para colaborar, divulgar a iniciativa para aumentar ainda mais a capacidade de produção e distribuição, num curto espaço de tempo.
A principal ajuda que pedimos é a multiplicação da ideia da utilização das máscaras por todos. Isso realmente pode mudar a situação da doença no Brasil.
O projeto também precisa muito de colaboradores nas áreas de confecção, logística, programação e divulgação. Caso deseje ser um voluntário, entre em contato pelo Instagram @masks4allbrasil.
Se você não puder ser um voluntário, mas quer ajudar, você pode ser um multiplicador dessa iniciativa, gravando o vídeo de conscientização constante no roteiro a seguir. Você também pode ajudar fazendo vídeos ou fotos com qualquer tema que incentive a utilização de máscaras, postando em suas redes sociais, sempre utilizando as hashtags #masks4allbrasil e #mascarasparatodos e marcando o Instagram @masks4allbrasil.
Caso queira mais informações sobre o projeto, acesse essas notícias: TVRecord, Globo ou Band.
Contamos com a sua colaboração!
Equipe Masks for All – Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=4IbkKlw5Ezk – Manual de utilização do aplicativo
https://youtu.be/HhNo_IOPOtU - Masks4all - Campanha da República Tcheca para que todos utilizem máscaras. #masks4allbrasil