Ruana Ferreira da Silva fará 18 anos no próximo dia 29 de abril, mas já é reponsável pelo seu filho e outras três irmãs. Orfã, sobrou a ela cuidar das irmas Ruane, 15 anos, Raiane, 13 anos, Evele Vitória, 5 anos e do seu próprio filho, Levy, de um ano e meio.
Em uma ação da Defensoria Pública da Bahia, Ruana foi emancipada para poder ter direito a um apartamento do Minha Casa Minha Vida. Antes disso, todos moravam em um barraco que frequentemente alagava e tinham mosquitos, cobras e sapos como companheiros.
As irmãs ja ganharam cama e guarda roupa de doações. Na cozinha, há apenas uma geladeira e um fogão, ambos usados, e a sala contém apenas um pequeno rádio antigo.
Todas as irmãs ainda estudam, mas tiveram as aulas interrompidas por conta da pandemia. O único dinheiro recebido pela família é o do bolsa família, mas foi bloqueado nesse mês de maio.
Sou jornalista e entrevistei Ruane para uma matéria. Me surpreendi com o jeito protetivo dela falar sobre as irmãs e da vida sofrida que elas levam. Todo o dinheiro arrecadado com essa vaquinha será entregue, em mãos, a Ruane.
Mais informações: