Localizada no Banco da Vitória, Ilhéus, Bahia; a AMATA é a associação mantenedora do Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá, terreiro de Candomblé, de origem Nag...Leia mais
OXUM POR NÓS, NÓS POR OXUM
Ajude o Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá a reconstruir a represa de Oxum
O Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá, através da sua associação mantenedora e representação legal, a AMATA, vem por meio desta campanha mobilizar toda a comunidade em prol da reconstrução da represa de mãe Oxum, situada nas terras do terreiro, em Ilhéus-BA. A estrutura da represa se rompeu em abril de 2023, após uma sequência de fortes chuvas na região nos últimos 2 anos, e a sua reconstrução está orçada em torno dos R$40.000,00.
Liderado pela yalorixá, atriz e ativista cultural Iyá Darabi, conhecida no mundo civil como Alba Cristina, o Ilê além de ser um terreiro de candomblé, é também uma entidade civil de cunho sociocultural, que desenvolve uma série de atividades comunitárias no bairro do Banco da Vitória, com foco no fortalecimento da identidade e da cultura afrodescendente.
A represa é um espaço vital dentro do terreiro, e a sua existência tem múltipla importância para a comunidade, tanto para as atividades cotidianas quanto do ponto de vista espiritual. As águas doces representam a materialização da orixá Oxum, manifestando sua energia de cuidado, cura, fertilidade, prosperidade e beleza para o benefício de todas as pessoas.
Oxum é água que gera a vida, e o seu espelho d’água proporciona ao terreiro de Odé a possibilidade de cuidar de muitas pessoas, física e espiritualmente, há mais de uma década. No entanto, com a destruição da represa devido a ação da própria natureza, é necessário unir as nossas forças pela restauração desse espaço tão sagrado.
Contribuindo com qualquer valor a partir de R$20,00 você ajuda o ilê a chegar mais perto da meta, e cobrir os custos do material e mão de obra para a reconstrução. Já houve uma etapa de limpeza do espaço feita anteriormente e custeada com recursos próprios da associação, mas para atingir o valor total da obra é necessário mobilizar a comunidade externa.
Contamos com a nossa rede de amigos, parceiros, simpatizantes, todo povo de terreiro, para somar com a nossa egbé nessa missão, e tornar possível o sonho de ver o espelho d’água de mãe Oxum transbordando novamente. Oxum por nós, nós por Oxum!
OBS: Quem não quiser contribuir pela plataforma da Vakinha, pode enviar sua doação diretamente para o PIX amataode@gmail.com.
site:https://amatamundo.wixsite.com/amata
Instagram: @amataode