Em 2012, o haitiano Jean Bermann Jean deixou seu país, ainda devastado pelo terremoto que assolou o país dois anos antes, para buscar uma vida melhor para si e para sua família no Brasil. Veio sozinho e planejava trabalhar e juntar dinheiro para logo trazer sua companheira, Monette Esperance, e os três filhos do casal, Djodjy, Adjy e Betchnailie.
Jean encontrou trabalho em Manaus e logo começou a mandar dinheiro para a família que deixou no Haiti. O sonho, porém, foi brutalmente interrompido poucos meses depois, quando Jean descobriu um câncer que, depois de apenas algumas semanas, lhe tirou a vida.
Ainda que muito abalada, Monette juntou forças para fazer em 2013 o mesmo caminho que o marido. Por falta de dinheiro teve de vir ao Brasil sozinha, motivada a trabalhar e trazer os filhos para junto de si o quanto antes. Entretanto, a crise econômica que afeta o país, somada aos custos básicos para se manter em Caxias do Sul/RS, onde reside, tem adiado os planos da imigrante. Infelizmente, os ganhos que tem com seu trabalho como vendedora autônoma não alcançam o necessário para arcar com os custos de trazer seus filhos, que não vê há mais de três anos e meio. A saudade que tem das crianças é enorme e a faz sofrer dia após dia.
As crianças, hoje com 9, 8 e 6 anos de idade, estão em situação de extrema vulnerabilidade e risco social em Mirebalais, localidade a 30 minutos de Porto Príncipe, capital do Haiti. A precariedade da região em que vivem tem feito com que elas não frequentem a escola e passem grande dificuldade para se alimentar e viver dignamente.
Esta campanha, intitulada Os filhos de Esperance (em referência ao sobrenome de Monette), busca arrecadar recursos para trazer as crianças ao Brasil, custeando a emissão de seus passaportes, dos vistos brasileiros e das passagens aéreas. A situação é realmente grave, mas com bondade, solidariedade e engajamento o sofrimento desta mãe e de seus filhos pode se converter em alegria.
Ajude a escrever um final feliz a essa história!
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/osfilhosdeesperance