Ajude-nos a arrecadar os recursos necessários para concluir as seis casas e o refeitório da sede própria do Orfanato do CAFI. O valor total necessário é de R$ 45.000, que incluem os seguintes itens:
O CAFI, Centro de Formação Integral, atua em Burkina Faso, um país situado no oeste africano e classificado como o décimo quinto mais pobre do mundo com base no PIB de 2022.
Desde 2011, um casal brasileiro e joinvillense, Simone e Roberto Fernandes, lidera o CAFI e trabalha incansavelmente para transformar a vida das pessoas em Burkina Faso, especialmente das crianças. O CAFI presta assistência emergencial aos garibous. Os garibous são crianças e jovens, com idades entre 5 e 17 anos, que foram entregues por seus pais a líderes religiosos conhecidos como "marabous". Essas crianças, mal vestidas, sujas e desnutridas, acordam diariamente às cinco da manhã para cumprir rituais de oração e, em seguida, são obrigadas a mendigar nas ruas para sobreviver e entregar uma quantia exigida aos seus líderes, sob pena de punição em caso de não cumprimento. Esses meninos enfrentam uma luta diária pela sobrevivência, sofrendo abusos e exploração em condições sub-humanas, sem acesso às necessidades básicas de moradia, alimentação e cuidados de saúde. O CAFI mantém uma casa onde, duas vezes por semana, abre as portas para essas crianças, oferecendo atendimento emergencial nas áreas de alimentação, lazer, corte de cabelo e cuidados de enfermagem.
Em 2022, foram registrados mais de 20.000 atendimentos. Além disso, o CAFI mantém dois lares para órfãos e meninos em situação de risco social. Atualmente, existem duas casas onde vivem órfãos, meninos que antes moravam nas ruas e ex-garibous. Mais de 40 meninos estão sob a tutela do CAFI, recebendo alimentação, alojamento adequado e educação, além de experimentarem um ambiente familiar que expressa o amor de uma família social.
No novo complexo estão sendo construídas seis casas e um refeitório, e em um futuro próximo serão dez casas.
O CAFI também oferece cursos profissionalizantes com o objetivo de melhorar o futuro de jovens e mulheres africanas, preparando-os para o mercado de trabalho.
O projeto conta principalmente com recursos provenientes de doações de pessoas físicas, empresas e igrejas brasileiras. No entanto, devido à pandemia de COVID-19 e à desvalorização do Real em relação ao Dólar, foi necessário realizar várias reduções de custos, como substituir refeições completas por lanches mais simples, para manter o projeto em funcionamento. Com a conclusão do novo complexo na sede própria, além de um espaço muito mais amplo e adequado, não haverá mais os custos de locação das duas casas onde hoje funcionam os orfanatos.