Somos uma organização quilombola, composta por mulheres, crianças e homens da comunidade quilombola de Cuieras, localizada na Zona Rural de Igarassu-PE, existente há 303 anos. Nos baseamos na autonomia quilombola no âmbito alimentar, cultural, educacional e econômico. Prezamos pela irmandade entre as famílias, princípios e valores ancestrais do território, respeito aos mais velhos e centralização na mulher e na família.
Nossa comunidade quilombola é ribeirinha, isso quer dizer que temos uma relação integral com o rio: Nos alimentamos do rio Timbó!
O estuário do rio Timbó e seus adjacentes é caracterizado como uma APA (Área de proteção ambiental), e toda a mata que constitui o quilombo de cuieiras (reserva de mata atlântica) é uma APP (área de proteção permanentemente). Mas essa área vem sendo continuamente devastada por grandes empresas, algumas nascentes de água já estão secando. Em algumas áreas do rio já não conseguimos mais pescar. Do Rio Timbó tiramos nosso sustento financeiro e temos com ele uma relação espiritual e tradicional que é de mais de 3 séculos.
Essa campanha tem o intuito de arrecadar recursos para melhorar nossa condição de trabalho na área da pesca e do beneficiamento, através de materiais, ferramentas e insumos. Pretendemos também construir uma sede de taipa (bioconstrução) para nossa organização quilombola, Casa Ìyá Marisqueira, teto onde realizaremos de forma mais consistente nossas produções de beneficiamento dos catados e pescados, e a venda desses produtos, para além de reuniões, cursos e oficinas internas, entre outras atividades, sempre aderindo ao protocolo de prevenção a covid-19. Essas ações atingirão a curto prazo diretamente 25 famílias quilombolas, e indiretamente toda a comunidade.
Nossa vida enquanto Marisqueiras e Pescadeiras têm sido desvalorizada há décadas e afetada pelo modo de vida ocidental que se concentra nas cidades, engolindo nossas tradições e destruindo as possibilidades de autossustentação das comunidades. E isso só se agravou com a crise da pandemia do coronavírus. O desemprego e a alta dos preços dos alimentos atingiu nossa comunidade e agora mais do que nunca é hora de garantir nosso alimento, nossa autonomia com nossas próprias mãos!
Construa junto conosco essa campanha! O Rio Timbó deve ser protegido para que possamos alimentar as futuras gerações. O Rio Timbó é alimento, é vida, é sustento, é luta! O Rio Timbó é das Ìyás Marisqueiras.
Contribua com nossa campanha:
Doe e compartilhe em suas redes!