O PANTANAL ESTÁ SENDO REDUZIDO A CINZAS.
.
Já são quase 2 milhões de hectares queimados e os incêndios continuam destruindo o Pantanal.
Muitos animais estão morrendo queimados, alguns sendo resgatados com muitas queimaduras e debilitados. Os animais que conseguiram fugir dos incêndios, se concentram agora ao redor das poucas poças de água que restaram. Muitos estão morrendo de fome. A maioria das planícies que outros anos estariam inundadas já não tem água alguma. É a pior seca dos últimos 47 anos.
Nesta seca tão dura, as planícies, outrora alagadas, estão completamente secas e já não servem mais como barreiras naturais para impedir que o fogo se alastre. Então, o fogo “pula”, como dizem os moradores locais, devorando áreas cada vez maiores.
Os relatos das pessoas que moram aqui e que vivem do ecoturismo, é que vivemos uma tragédia sem precedentes.
A ajuda que chegou não é suficiente. O contingente de homens do corpo de bombeiros está longe do número necessário. Os pousadeiros arriscam suas próprias vidas tentando apagar o fogo. .
São poucas dezenas de homens, quando seriam necessários milhares. Estes bravos homens - estejam eles fardados ou não, estão enfrentando as chamas no braço, sobre o chão de brasas. Sem eles, não sobraria sequer o pouco verde que abriga o que ainda resta da vida pantaneira.
.
MAS ESTES HOMENS PRECISAM DE AJUDA.
.
Precisam de equipamento, de carros pipas, de um exército de homens e máquinas capazes de vencer esta guerra.
O cenário é apocalíptico.
Por favor, ajude o Pantanal e o povo pantaneiro.
O recurso arrecadado será utilizado, por ordem de prioridade, para:
1. Compra de frutas e verduras e cochos para água para colocar para os animais que estao encurralados em áreas totalmente devastadas;
2. Aluguel de tratores para abrir aceiros e impedir que o fogo se alastre ainda mais;
3. Pagamento de diárias de caminhões pipas para monitorar os aceiros e impedir que o fogo pule para áreas ainda verdes e para as comunidades;
4. Apoio a brigadistas voluntários;
5. A depender do valor arrecadado, caso consigamos ultrapassar a meta da Vakinha, compra do material necessário para que a comunidade tenha equipamento e maquinário próprio de prevenção e combate a incêndios.