“O Mundo é de Todo Mundo” é um projeto social que tem o objetivo de proporcionar uma experiência transformadora, contribuindo para a inclusão social e a igualdade de oportunidades a jovens de baixa renda, através da participação em programas de intercâmbio cultural no exterior.
Nesta terceira edição, estabelecemos uma parceria com o Instituto Janelas Abertas, associação da bolsas da Escola Eleva, uma associação independente, sem fins lucrativos, cujo objetivo consiste em oferecer bolsas de estudos a jovens de baixa renda. Acreditam na educação como principal ferramenta de transformação em uma sociedade marcada pela desigualdade e buscam impactar positivamente a vida de alunos extraordinários que, sem esse apoio financeiro, não poderiam estar na Escola Eleva.
Dois jovens do Instituto Janelas Abertas foram selecionados para esta experiencia: Tiago e Bruna
Nesse programa, os jovens ficarão hospedados em típicos chalés suíços em alguns dos camps da escola friLingue, um dos parceiros e idealizadores do projeto, juntamente com a Carol Fróes_Experiências pelo Mundo, uma agência de turismo e intercâmbio, também idealizadora do projeto.
Durante essas duas semanas, os jovens integrarão um grupo com intercambistas de várias partes do mundo e também terão 30 horas de aulas de inglês, além de participarem de workshops de arte, mídia, teatro etc. Eles também realizarão diversas atividades culturais, como visitas a museus, castelos, fábricas de queijos e chocolates e cidades próximas do camp na própria Suíça e na Itália.
Trata-se de uma oportunidade singular, que poderá transformar para sempre a vida destes jovens e suas famílias. Será a primeira experiência internacional de cada um deles e, com ela, será possível que eles evoluam o aprendizado e a prática de uma língua estrangeira, que conheçam pessoas, culturas diferentes e façam novas amizades.
Experiências como essa têm a capacidade de ampliar os horizontes e desenvolver soft skills importantes não só para o mercado de trabalho, mas para a vida.
“O Mundo é de Todo Mundo” foi idealizado por Carolina Fróes, responsável pela Carol Fróes_Experiências pelo Mundo, e por Patrícia Abreu, representante no Brasil da friLingue Language Camps, escola de Línguas e Esqui nos Alpes Suíços.
Para Carolina Fróes, a grande motivação de encarar este desafio foi a chance de proporcionar a esses jovens um “divisor de águas”, assim como foi o seu intercâmbio. "Sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, mas não tinha recursos financeiros para isso. Até que, durante a faculdade, tomei conhecimento da possibilidade de participar de programas de trabalho remunerado no exterior. Foi difícil conseguir o valor necessário para embarcar e atender aos requisitos do programa. Mas no final, consegui viver uma experiência que transformou a minha vida e a minha história profissional. Empoderou-me e elevou minha autoestima. Hoje sou empreendedora, diretora da Carol Fróes _ Experiências pelo Mundo e tenho orgulho de poder ajudar outras pessoas a mudarem suas vidas."
Já Patrícia fez o seu primeiro intercâmbio após a faculdade. Fez o programa Au Pair na França. "Nunca esqueço da sensação de estar fazendo o impossível. E poder ajudar outros jovens a fazer o mesmo é uma realização pessoal. Depois fiz outros intercâmbios mais curtos e, a cada viagem, são novas experiências, aventuras e descobertas que trazemos conosco para sempre e para qualquer lugar."
O projeto “O Mundo é de Todo Mundo” está alinhado com o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU – Educação de Qualidade: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidade de aprendizado ao longo da vida para todos. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.”
Esta segunda edição do projeto tem um custo total estimado de R$ 80.000,00 entre custos com passagens aéreas, taxa de emissão de passaportes, estadia nos camps, cursos, atividades culturais, itens de uso pessoal (malas, roupas e calçados) seguro de viagem, despesas operacionais e administrativas, além de um valor em dinheiro para despesas pessoais de cada jovem durante as duas semanas.
Através de parcerias, patrocínios, permutas, aportes de pessoas físicas, já foi possível garantir a cobertura dos seguintes itens:
No entanto, ainda falta conseguirmos o apoio para itens que somam aproximadamente R$40.000,00, tais como:
Lembrando que os valores sao em Francos ou dolares e podem haver alterações. Assim que comprarmos as passagens editamos para um valor mais próximo dos gastos. DADOS FINANCEIROS JÁ EDITADOS.
Para cobertura do valor desses itens, iniciamos um crowd funding através do site vakinha.com.br . Empresas com disponibilidade para patrocinar o projeto poderão entrar em contato com Carolina Fróes, através do email carol@carolfroes.com.br ou celular 21 97215-5545.
Venha participar deste sonho com a gente!
Carol Fróes e Patrícia Abreu.