Fazer a diferença é dividir o pouco que temos com quem não tem nada. No Santa Marta a Joana Técnica de enfermagem, 33 anos, é a prova viva que pequenas ações podem ter um grande impacto no local em que vivemos. No início da pandemia acompanhando de perto as dificuldades que algumas famílias enfrentavam por perderem a sua renda seja principal ou complementar, criou um projeto que transforma 2 (dois) litros de óleo de cozinha usado em 60(sessenta) litros de sabão líquido multiuso, compartilhando com vizinhos e amigos para auxiliar na higienização da casa, roupas , becos e vielas. Os primeiros beneficiados com o compartilhamento da ideia foram os moradores e Pedreiros, José Antônio (irmão da Joana) e o Diego (amigo), eles perderam boa parte da renda com a paralisação de suas atividades. Sem nada guardado, eles pediram ajuda e deram início ao nosso formato de ensinamentos através de oficinas no projeto Pespc- Projeto de Educação Social ao Pensamento Consciente, se tornaram alunos, empreendedores sociais e hoje professores em nossas oficinas fazendo a roda do conhecimento e da economia local girar .
As oficinas são oferecidas gratuitamente na Associação de Moradores, alunos da rua e de outra favelas também participam, buscando adquirir o conhecimento para gerar renda ou utilizar para o consumo próprio.
O objetivo do projeto e estrutura cada vez mais as oficinas, pois compartilhamos o pouco recurso que temos para capacitar e incentivar o máximo de pessoas a se reinventarem no meio dessa pandemia.
Nossas redes Sociais :
https://www.facebook.com/pespcsantamarta
https://www.instagram.com/pespcsantamarta/