Antes de mais nada, SE CUIDEM, SE PROTEJAM, todos estamos sujeitos a essa terrível situação.
Vou dividir com vocês o que aconteceu comigo e preciso da sua ajuda para sair dessa terrível situação!
No dia 21/01/2021 por volta de 14:00 eu recebi uma ligação da minha mãe avisando que meu número estava pedindo transferências via WhatsApp. Tentei entrar no aplicativo e ele estava desinstalado no meu telefone (como no primeiro acesso, que pede para que o número de telefone seja cadastrado). Fui então ao Face para avisar aos meus contatos sobre o que pensei ser uma clonagem. Também liguei na minha operadora de telefone (vivo) e fiz um B.O eletrônico sobre essa possível clonagem do meu número. Logo após soube que um amigo, pensando em me ajudar, havia realizado transferências (via PIX) ao solicitante do WhatsApp, e que, infelizmente perdeu uma quantia de 15 mil reais. Isso me deixou sem chão, fiquei totalmente abalada e transtornada coma situação.
Meu número fraudado ficou ativo até por volta das 19:00 do dia 21/01 pedindo dinheiro, então liguei novamente na vivo e a atendente me informou que o número de telefone que eu estava informando não estava em meu nome e que meu CPF literalmente não existia pra vivo. Pedi que a atendente me informasse quem era então o proprietário da linha, pois achei um absurdo a situação, visto que, dia 18/01 havia sido cobrado em minha conta o valor referente ao meu plano. Ao fim de tudo depois de grosseirias e muito estresse, fui orientada a ir em uma loja fisica da Vivo. Fui na loja de minha cidade (Botucatu) no dia 22/01, mss não puderam resolver meu problema e me mandaram para loja oficial mais próxima da operadora, em Bauru.
Estive na loja no dia 23/01/2021 onde foi constatado a Fraude do meu número.
O que aconteceu, segundo o que fui informada, foi que no dia 20/01/2021 meu plano foi alterado na operadora, via central de atendimento por telefone, e passou de "vivo controle" para pré pago. No mesmo dia por volta de 19:00 foi realizada em loja física da operadora em outra cidade a transferência da minha linha para outra titularidade. (Obs: me informei com a operadora que o procedimento correto para o caso de transferência de titularidade da linha é a presença das duas partes interessadas na loja física (quem transfere e pra quem o número vai) com documentos originais em mão ou procuração oficial registrada em cartório).
Não o bastante, no mesmo dia 23, minha mãe me pediu para conferir se não haviam invadido nenhuma de minhas contas. Foi quando percebi que haviam feito através de um PIX de meu aplicativo da Caixa Econômica uma movimentação transferindo todo meu dinheiro inclusive o limite de cheque especial para uma conta, no valor de R$ 3570,00, no dia 21/01 mesmo, antes do golpe pelo WhatsApp. Eu com o transtorno do prejuízo causado ao meu amigo e imaginando que seria a fraude apenas de meu número de telefone, não lembrei de no dia conferir minhas contas.
O que mais me preocupa é que não recebi nenhuma solicitação de link estranho, não passei meus dados e senhas pra ninguém e, mesmo assim isso, aconteceu. ENTÃO POR FAVOR, TOMEM MUITO CUIDADO E FIQUEM ATENTOS!
Embora graças a Deus eu tenha um emprego, não tenho condições de reparar esse terrível dano causado a este amigo que, na melhor das intenções, tentou me ajudar E CAIU NESSE GOLPE HORRÍVEL . Confesso que o valor que me foi roubado também fará muita falta.
E por tudo isso que estamos passando, gostaria de contar com a ajuda de vocês com essa situação. Esse crime infelizmente está mais perto do que imaginamos. E SIM, é totalmente possível “CAIR”.