Núcleo Fulni-ô de Enfrentamento ao Covid-19 2021
Nós integrantes do Coletivo Fulni-ô de Cinema juntamente com e a Associação Indígena Taidjoah, estamos realizando uma ação voluntária para conseguir fundos para ajudar as famílias do Povo Fulni-ô. Como se sabe, muitas das economias do mundo foram impactadas pelo a pandemia do novo coronavírus. Desta forma, a situação dos índios Fulnio não foi diferente. Atualmente os Fulni-ô são mais de 4 mil índios, e muitas famílias, agricultores e artesãos depende da economia dos artesanatos e plantio. Pois, diante desta realidade, estamos nos mobilizando, buscando recursos para podermos superar esse tempo de crise. Porém, diante de tudo é necessário esclarecer que esta campanha está direcionada apenas em conseguir fundos para dar um apoio às famílias. Além do mais, é uma ação clara, voluntária e honesta, sem nenhuma intenção de obter vantagens.
No ano de 2020 com as investidas do Coletivo Fulni-ô de Cinema, foi criada a iniciativa Núcleo Fulni-ô de Enfrentamento ao Covid-19, onde obtivemos apoio de amigos e instituições parceiras. Iniciamos a execução desta proposta no Território Indígena Fulni-ô, durante os três meses de retiro religioso (setembro outubro e novembro), o que permitiu contribuir com várias famílias, contudo, o intuito é fortalecer estas ações na comunidade indígena Fulni-ô durante o período de pandemia, assegurando assim, a alimentação e proteção de todos com cestas básicas e itens de higiene, buscando desta maneira, a melhoria de vida destes indígenas guerreiros do Nordeste brasileiro.
Para manter uma proposta de prevenção em meio ao novo coronavírus na TI Fulni-ô, executamos barreiras sanitárias com profissionais de saúde do próprio povo, produção e distribuição de mascarás, vídeos educativos, panfletos comunicativos na língua Yaathe, durante os três meses do Ouricuri: setembro, outubro e novembro, onde fica a maior expressão ritualística da cultura Fulni-ô. Nesse percurso tivemos o apoio de amigos e parceiros da causa indígena para dar início aos trabalhos, diante disso, entre os meses de novembro, dezembro e início de janeiro com base no cronograma das ações do núcleo em 2020, iniciamos a execução deste trabalho que foram encaminhados ao UNFA – Fundo de População da ONU.
Em decorrência da pandemia, não existiu até o momento, uma política concreta relacionada ao combate da COVID-19 em terras indígenas, em muito casos, igualmente o nosso, temos que buscar parcerias com amigos e instituição de fora para tratar este assunto e possibilitar a consolidação de estratégias de trabalhos, que venha ter eficácia no combate a está pandemia, mediante a base local, onde entendemos as necessidades do povo, da comunidade indígena local, o Núcleo Fulni-ô de Enfrentamento ao Covi-19, teve essa tarefa de buscar meios para enfrentar esse problema na terra indígena Fulni-ô, pelo apoio voluntário de profissionais de saúde indígenas convidados e membros do Coletivo Fulni-ô de Cinema, todos engajados com trabalhos voluntários na comunidade indígena Fulni-ô.
Nossa estratégia para este ano de 2021 é captar esses recursos e executar novas ações acima citadas, isso com o custo mensal que será trabalhada durante 6 meses: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. De acordo o valor mensal de 29 mil reais por mês. Almejamos diante desta iniciativa voluntária o apoio: amigos, organizações não governamentais entre outros parceiros da causa indígena.
https://www.facebook.com/N%C3%BAcleo-Fulni-%C3%B4-de-Enfrentamento-ao-COVID-19-109548787423435
https://www.youtube.com/watch?v=mMeNEwWGumw