Ajude a drag Mei Jinlian a montar o espetáculo "A concubina bêbada". Este espetáculo é fruto da pesquisa de TCC intitulada "Mei Jinlian - quando a drag se une ao teatro chinês", que faz um paralelo entre o treinamento do ator (homem) que interpreta papeis femininos na Ópera Pequinesa com o treinamento de um ator transformista (drag queen).
Essa performance surgiu com uma inquietação, algo que me soou novidade, de primeira achei que não seria plausível, até que, num grande improviso e de forma muito pobre, eu fiz a minha primeira montagem. Era um verdadeiro teste pra saber se essa proposta de montar uma ópera clássica do teatro chinês e colocar uma dublagem ao som de Beyoncé no meio daria certo. Até que deu certo, mas precisava de algo mais, estava inacabado.
Ao longo das minhas pesquisas, explorações, momentos na sala de ensaio, e nos processos criativos que vão além da sala de ensaio, houve todo um planejamento para compor os elementos visuais. A construção de figurino e cenário desse espetáculo traz elementos da cultura chinesa, respeitando muitos signos vindos dessa escola teatral.
Apesar de ter idealizado toda essa estética para utilizar no espetáculo, não consegui fazer todos esses elementos na estreia dele, pois quando houve a primeira exibição do espetáculo eu estava em um emprego que não me pagava bem, e não consegui bancar tudo sozinho, mas como se tratava de um espetáculo em processo, consegui apresentar, levando isso para o público. Agora, para o momento da defesa de TCC, preciso deixar as coisas mais organizadas, mais próximas de todo o planejamento que eu fiz, porém estou desempregado no momento, vivendo de bicos em alguns lugares e tendo que me virar com muito pouco por mês, as vezes, quase nada.
Conto com a ajuda de vocês para a realização desse momento. Os tempos estão sombrios no país, mas a arte está aí como forma de (re)existência e luta!
Support your locals!
Atenciosamente,
Wanderson César, ou se preferir, a drag queen internacionalmente desconhecida, 美金莲 (Měi Jīnlián).
谢谢你!