Vakinha Protagonistas: conheça as vencedoras de 2024
Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Educação / Aprendizagem

Mestrado na Alemanha

ID: 4595109
Mestrado na Alemanha
  • +
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Novidades0
Quem ajudou
Você pode ajudar via Pix usando a chave:
4595109@vakinha.com.brCopiar link
Vaquinha criada em: 23/03/2024

Olá, meu nome é Paulo Maria, nascido e criado em Nilópolis, na Baixada Flumunense carioca.

Gostaria de contar um pouco da minha historia e trajetória e pedir a ajuda de vocês para conquistar um sonho que achei que nunca seria possível de acontecer.

Desde criança sempre fui muito fascinado pela música. E desde sempre gostei muito de estudar e sempre fui atrás de conseguir ensino de qualidade, mesmo com poucas condições. 

Iniciei meus estudos no canto aos 12 anos de idade na FAETEC Nilópolis e posteriormente na Escola de Música de São João de Meriti. Nessas instituições eu estudei musicalização infantil, teoria musical, piano e canto. 

Aos 14 anos, o professor de canto coral e de canto lírico na FAETEC, e futuramente o meu professor, sempre davam muitas oportunidades aos seus alunos, organizando diversas apresentações em diferentes lugares no Rio. Lembro-me perfeitamente quando eu ouvi pela primeira vez um dos meus colegas cantanto uma das peças do compositor amazonence Waldemar Henrique, no fundo do teatro. Foi paixão a primeira vista. Naquele dia eu descobri que o palco seria o meu lugar!

Aos 17 anos ingressei na Escola de Música da UFRJ. Obtive ajuda da minha família para poder prosseguir com esse sonho. Na Faculdade fiz parte de todas as montagens da Ópera da UFRJ, de 2018 até 2023, fui bolsista PIBIC e participei de pesquisas que inclusive tiveram publicação internacional.  

Em 2022 fui contemplado com o prêmio revelação no primeiro concurso Joaquina Lapinha, dedicado para cantores negros, pardos e indígenas. O que me inspirou muito para o tema do meu recital de formatura: “Africaniais em encruzilhadas: a presença preta na música vocal de concerto”, que buscou trazer visibilidade tanto aos compositores e letristas pretos, quanto à presença preta como temática ou discurso na música de concerto. 

Hoje sou cantor, estudo todos os dias. Sempre quis ir mais além e quis tentar ter maior conhecimento fora do país, melhorar como pessoa e profissionalmente. 

Eu venho de uma família humilde e batalhadora de Nilópolis, que tive parte do meus estudos feito em colégio público, fui aceito no Mestrado na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, na Alemanha. 

Junto com o mestrado, eu me cantidatei em algumas bolsas de estudos para me possibilitar a ir para Alemanha, mas infelizmente até agora não obtive respostas das bolsas.  Mas com o valor da vaquinha eu vou comprar minhas passagens, pagar minha estadia na Alemanha e resolver toda a questão de documentação, que custam um alto valor.

Valor do semestre Universidade (com desconto): 3.000 reais

Passagem: 5.000 reais

Moradia (com caução de aluguel) : 4.325,00

Tradução e juramentação dos documentos: 1.5000 

Demais despesas: 1.000

Mesmo com dificuldades e muitos obstáculos eu alcancei grande parte dos meus objetivos, porém me deparo uma grande dificuldade: o dinheiro.  O valor é alto devido ser em euro e devido situação atual ficou ainda mais difícil, mas nada é impossível!

Só quem vive da arte sabe a dificuldade que é se manter nessa área, especialmente quando se é negro e mora a quilômetros do grande centro da cidade. Por isso estou aqui pedindo ajuda para quem puder, para  ajudar a conseguir financiar a minha pós-graduação. Irei agradecer do fundo do meu coração qualquer tipo de colaboração para meu sonho se tornar realidade.

Como diz minha professora de canto da faculdade: “a única coisa que nunca poderão tirar da gente é o conhecimento”. Eu me orgulho de sempre buscar melhorar e de sempre valorizar mais do que qualquer outra coisa. 

Sempre fui muito grato aos meus professores Andrea Adour e Jonas Maia, que acreditaram desde sempre no meu potencial. E a todos os meus amigos queridos que me ajudam sempre!

Muito obrigado. 

Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 4595109@vakinha.com.br
Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
© 2024 - Todos direitos reservados