A quem possa interessar.
Eu, Laryssa Gabriele Moreira do Prado, aluna do segundo ano do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom/UFJF), venho por meio desta fazer um apelo:
Meu artigo “Teoria dos Cineastas: Regina Pessoa e a trilogia da infância”, escrito para a disciplina “Modelos Teóricos, Narrativos e Estilísticos do Cinema” – ministrada pela professora Erika Savernini no segundo semestre de 2017 – foi selecionado para o I Congresso Internacional Quirino de Animação, oferecido pelo Prêmios Quirino de Animação Ibero-Americana, em Tenerife, na Espanha. O Congresso acontece nos dias 6 e 7 de abril de 2018.
Entretanto, não tenho condições de custear a viagem – que extrapola o valor integral da bolsa que recebo da CAPES, valor este que me mantém em Juiz de Fora, já que sou de outro estado – e gostaria muito de comparecer. Acredito ser uma oportunidade única na minha vida acadêmica. Tenho a esperança de que algo possa ser feito ao meu favor, visto que:
• O Congresso recebeu 37 trabalhos dos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Equador, Espanha, México e Portugal. Dentre estes, apenas 11 foram selecionados, tendo dois representantes brasileiros, eu e mais um estudante da Universidade Anhembi Morumbi. Assim, sou a única aluna de um Programa de Pós-Graduação de ensino público a estar na lista de selecionados;
• Lembro também da raridade da realização de congressos voltados exclusivamente para a animação. Eles são exceções no Brasil e mesmo no exterior. O que acontece, em grande parte das vezes, é que os pesquisadores acabam encontrando espaço – mínimo – em eventos de Comunicação e/ou Artes que aceitam tratar do tema, muitas vezes não proporcionando um debate intenso por conta do desconhecimento – e por vezes preconceito – em relação à temática, o que não contribui muito para a continuidade da pesquisa e por vezes chega a desmotiva-la.
• Assim, o congresso me proporcionará a oportunidade de desenvolver minha pesquisa com aprofundamentos e debates não recorrentes em eventos nacionais. Giannalberto Bendazzi, um dos grandes autores que tratam da animação, referência essencial à minha dissertação, será um dos palestrantes do evento.
• Ressalto ainda a possibilidade de levar o nome do Programa, e da UFJF, para o exterior, nome este que me comprometo a honrar com muito orgulho.
Como já afirmei, acredito que esta aprovação pode me proporcionar uma experiência única de aprimoramento enquanto pesquisadora, e o auxílio de quem quer que seja e que possa me ajudar será essencial para o reconhecimento dos esforços que mantenho para realizar meus estudos da maneira mais plena possível.