Olá! Sou a Manuela Buesa, tenho 16 anos e, apesar de ter passado 5 anos no interior do Rio de Janeiro, nasci e agora retornei para São Paulo. O objetivo dessa vakinha é arrecadar fundos para PAGAR PELA MINHA PASSAGEM PARA OXFORD, para um evento que eu fui convidada a participar após a minha redação ser uma das poucas internacionalmente nomeadas e elegíveis a prêmios pelo John Locke Institute 2023 Global Essay Prize (ou, em português, a Competição de Redação Global do Instituto John Locke 2023).
Eu estou vendo com a Universidade de Oxford para eles me ajudarem com a hospedagem, mas ainda não sei se vai ser possível. Considerando que, na minha família, eu e os meus dois irmãos somos sustentados pela minha mãe, fica difícil pagar por essa viagem. Ao mesmo tempo, a oportunidade que estou tendo pode ser algo único e não queria perder isso de jeito nenhum. Eu preciso de ajuda para tornar isso possível! TEMOS ATÉ O DIA 10 DE SETEMBRO (Sendo que o evento começa dia 16 de setembro).
Os prints do email e a redação que eu escrevi, sobre a pergunta “O que aconteceria se bilionários fossem banidos?”, estão disponíveis no final. Mas, para demonstrar como esse evento pode abrir portas, aqui está o que irá acontecer por lá:
E isso é só o geral dos eventos… Sim, eu sei, parece um sonho… ESTAMOS QUASE LÁ, EU SÓ PRECISO DA SUA AJUDA!
Especificamente, a minha meta é conseguir pagar pela passagem aérea (de ida e volta) para o Reino Unido. Hoje, os preços mais acessíveis que consegui encontrar foram:
Que totalizam R$13.000,00 (considerando o valor que tende a aumentar dependendo do dia da compra + possível hospedagem).
Nossa meta inicial é alcançar 13.000 reais = O VALOR DA VIAGEM.
Assim, quero experimentar algo totalmente novo e incomum fora do país, aumentando os meus conhecimentos para poder aplicar isso aqui no Brasil também, instigando a escrita de artigos acadêmicos e participação em competições. O maior erro do brasileiro é achar que não somos bons o suficiente, mas nós podemos ser! Quero mudar isso, tanto por meio de parcerias quanto pelo meu próprio projeto, Extracurriculando, que conta com mais de 3.000 seguidores no Instagram e trabalha diariamente para democratizar o acesso à educação. FAÇA PARTE DESSA JORNADA COMIGO!
Esses são os resultados e os objetivos para o futuro, mas acho essencial dizer também como cheguei aqui:
QUEM SOU EU?
Vinda de uma família de três pirralhos e uma mamãe, sempre vi na minha mãe uma luta imprescindível para garantir que eu e os meus dois irmãos pudéssemos conseguir o melhor possível. Com o tempo, eu entendi que a falta de ajuda nas lições de casa e poucas historinhas para dormir aconteciam porque todos os nossos recursos vinham das costas dela. Então, eu busquei me dedicar cada vez mais aos estudos, para que pudesse ter a oportunidade de um dia retornar um pouco do esforço que ela fez, e ainda está fazendo por mim.
Em 2022, eu consegui uma bolsa significativa no Desafio Etapa e iniciei meu ensino médio em uma das melhores escolas do país. A instituição que fica a mais de 12km da minha casa, perto da Paulista, foi essencial para tornar tangível a possibilidade de um dos meus maiores sonhos: estudar fora do país. Com a chance de me inscrever para mais olimpíadas, de participar de atividades extracurriculares, de ter aulas avançadas sobre os assuntos que eu mais gosto, eu me encontrei. Aquela mesma menina viciada em exatas estava ali, preparada para “falir o Etapa” participando de todas as atividades disponíveis (SPOILER: não funcionou, acredito até que tenha ajudado eles…).
À medida que eu conheci as simulações da ONU, com o EMUN (Etapa Model United Nations), me envolvi com pessoas assustadoramente sinistras de boas com as palavras, que não tinham medo de subir em um mini palco de uma sala com mais de 100 pessoas e, simplesmente, falar. Eu queria ser assim também, mas, mais do que isso, eu queria poder informar e ser ouvida.
Então, participei de um certo famigerado campeonato de debates, em que eu e alguns amigos decidimos nos enfiar por pura e livre coragem, em que eu entrei em contato com argumentação e nunca mais fui para longe. Eu usei a minha voz por 8 minutos e, o mais impressionante, as pessoas me escutaram. Foi pela pura adrenalina que eu sabia que não podia deixar aquilo para trás, e me esforcei, treinei, assisti formações… Até chegar na seletiva para o time nacional, em que fui uma das debatedoras titulares levadas para o WSDC em julho (World Schools Debating Championship - que é tipo uma copa do mundo, só que dos debates).
Com todo esse background de argumentação, eu passei o mês de junho estudando, virando noites e extremamente preocupada com uma tal competição de redação do Instituto John Locke. Eu queria defender algo diferente dentro das perguntas de economia, então decidi que o melhor caminho seria defender que as consequências de banir bilionários eram ruins. Foi um caminho árduo para achar argumentos para isso hahaha, mas eu terminei a redação um dia antes do prazo satisfeita com o meu trabalho.
Depois de pronta a redação, gastei mais horas aprendendo a fazer as referências no estilo que os britânicos e americanos pedem, garantindo que toda a formatação e detalhes estavam do jeito que eles queriam. E logo que enviei a minha redação, com a ajuda do meu professor de química, eu senti um senso de trabalho bem feito. Não esperava entrar nas shortlisted essays - pequena lista de premiados - e foi uma das melhores surpresas da minha vida.
Todas as minhas experiências e conquistas me mostraram também que, além do que eu quero conquistar, eu quero poder levar mais brasileiros e futuros acadêmicos comigo. Eu cheguei na competição sem muito histórico e conhecimento prévio, mas com muita dedicação, característica essa que segue em tudo que eu faço. E sei que o meu exemplo nessa cerimônia pode levar mais jovens, mais mulheres, mais estudantes a tentarem, a buscarem, e a conseguirem o lugar que quiserem na sociedade - seja esse um lugar na academia, na carreira política, no mercado financeiro, ou em qualquer outro lugar.
POR FIM…
Seguem os prints do email e a minha redação, para quem quiser dar uma olhada:
Redação
https://drive.google.com/file/d/1o1UNAsclltoVDP4E9eBjtTH0mLf9chCz/view?usp=sharing
Qualquer valor é muito valorizado! Peço que compartilhem também esta vakinha, para que mais pessoas possam compartilhar das redações e artigos acadêmicos comigo.
ME AJUDE A REALIZAR UM SONHO!