A primeira Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, aconteceu em 2015, e reuniu cerca de 100 mil mulheres em Brasília. Um marco histórico e político para o movimento de mulheres negras no Brasil. A Marcha impulsionou o fortalecimento e crescimento da articulação em rede de organizações de norte a sul do país, além de fomentar o debate sobre o poder e a participação política das mulheres negras em várias esferas da sociedade brasileira.
A II Marcha Nacional das Mulheres Negras acontecerá em 25 de novembro de 2025, por Reparação e Bem Viver.
Estamos em plena mobilização de uma marcha que já compreendemos ser permanente, reafirmando o nosso protagonismo na construção de um país mais democrático e igualitário. Marchamos em nome das manas negras que são o passado, o presente e o futuro. Por todas nós que estamos na linha de frente. Em honra das que fizeram e farão história.
Nós temos um objetivo: reunir 1 milhão de mulheres negras no dia 25 de novembro, em Brasília. O Paraná pretende levar oito (8) ônibus saindo de Cascavel; Curitiba; Cornélio Procópio; Foz do Iguaçu; Litoral; Londrina; Maringá e Ponta Grossa. Essas regiões são as bases dos comitês do estado. Para que esta mobilização seja efetiva temos 8 pontos focais atuantes nas áreas da Educação; Juventudes/ Movimento Estudantil; LBT’s (lésbicas, bissexuais e Trans); Mulheres de Axé/ Povos de Terreiros; Neab/NEABIs; Quilombolas; Conselhos; Cultura e Diversidade.
Cada comitê irá atuar para encaminhar este objetivo em conjunto com os pontos focais que atuam como impulsionadoras desta lógica mobilizadora promovendo e desenvolvendo atividades/eventos, documentos, parcerias que alcancem mais mulheres negras e ainda as fortaleçam dentro das suas habilidades sociais.
Para isso, precisamos de recursos. Ninguém marcha sozinha.
A sua parceria com a nossa causa é muito importante. Seja um aliado na luta das mulheres negras brasileiras. Nós paranaenses estamos mobilizadas a cumprir este objetivo.
Colabore com a nossa vaquinha e marche desde já com a gente!