Sou a Laysa Peixoto, graduanda em Física na UFMG, tenho 18 anos e sou monitora do Observatório Astronomico Frei do Rosário. Recentemente, detectei um asteroide por meio do Caça Asteroides da NASA em conjunto com a The Internacional Astronomical Collaboration. O asteroide recebeu a sigla do meu nome, LPS0003. Futuramente, terei a oportunidade de nomeá-lo.
Faço parte do grupo InSpace, que inspira gerações nas ciências espaciais, realiza divulgação científica e auxilia estudantes de todo o Brasil na área da Astronomia. Fui medalhista em olimpíadas científicas nacionais e internacionais. Sou Técnica em Informática e fui aluna de escolas públicas durante todo o meu percurso estudantil. Além da minha paixão pelo espaço e pela tecnologia, sou escritora e violinista, integrante da Orquestra Cefart do Palácio das Artes.
Meu sonho é realizar o curso da NASA, o Advanced Space Academy. Esse curso oferece uma experiência imersiva em ciência, engenharia, tecnologia e matemática, “proporcionando uma variedade de exercícios de treinamento de astronautas, desafios de engenharia e atividades de formação de equipes, todos culminando em uma missão espacial simulada de longa duração.”
Como não tenho recursos financeiros para ir para os Estados Unidos realizar o curso, criei essa vaquinha. Assim, terei o privilégio de representar o Brasil na NASA e em todo o mundo, levando comigo o sonho de milhares de brasileiros que assim como eu, acreditam na ciência e na educação.