O Lelo é o famoso gato leitor, que vivia na biblioteca municipal de Guaxupé desde 2018.
Seu caso ficou conhecido quando a prefeitura da cidade solicitou que ele fosse removido do local em junho de 2022. Uma petição online foi criada, pedindo seu retorno à biblioteca.
Após uma mobilização online, com matérias em sites como G1, Folha de São Paulo e Estado de Minas, foram coletadas mais de 11.000 assinaturas, e o Lelo retornou em julho do mesmo ano, sendo reconhecido como um animal comunitário, protegido pelas leis estaduais 21.970/2016 e 22.231/2016 de MG.
Em novembro de 2023, a biblioteca mudou para outro prédio. A nova sede não é um ambiente ideal para o Lelo viver e, por isso, eu decidi adotá-lo. Convivi com o Lelo diariamente entre 2018 e 2023, e continuei visitando ele, mesmo após a mudança da biblioteca, pois ele passou a fazer parte da minha família, e foi muito importante pra minha saúde mental num momento bem difícil da minha vida.
Para a adaptação do Lelo em seu novo lar, tive que instalar telas de proteção para garantir sua segurança. Agora preciso de ajuda com os custos dessa instalação (imagem abaixo), pois também faço tratamentos de saúde, e meus gastos aumentaram com a adoção do Lelo.
Conto com o apoio de quem ajudou o Lelo a permanecer na biblioteca até que eu pudesse trazê-lo pra casa, onde continua sendo tratado com todo cuidado e carinho que merece. Esta é uma etapa importante para essa nova fase dele, em seu novo lar, onde também tem a companhia dos outros cinco gatos que vivem comigo e minha família.