I Festival de Jazz e Blues SIVUCA
Síntese
Realização de um festival de música gratuito, que passeie entre os vários ritmos existentes, mas principalmente focado nos estilos Jazz e Blues, bem como a realização de oficinas e fóruns sobre a música, visando acima de tudo exaltar o nome do grande mestre do acordeom, Sivuca, filho ilustre da cidade de Itabaiana onde ocorrerá o evento nos dias 25 e 26 de maio de 2018.
Objetivos
O I Festival de Jazz e Blues Sivuca possui todo um trabalho ligado às áreas de educação, cultura, comunicação e arte, buscando a propagação do conhecimento musical e o estímulo a mudança de visão dos indivíduos a esse respeito, principalmente mostrando que há um grande diferencial entre a música voltada para cultura de massa e a música de salas de conserto. O principal objetivo é apresentar aos cidadãos os meios utilizados na produção de trabalhos musicais, despertando dessa forma o interesse de jovens e adultos para uma profissionalização nas diversas áreas da música, por isso nosso primeiro passo é o trabalho com oficinas e workshops sobre música, trabalhando dessa forma a formação de público para o festival que contará com a participação de músicos e bandas de Jazz e Blues da região e nacionais, preparando assim a população local para receptividade do projeto. Entre os objetivos e metas do projeto estão:
• Apresentar uma abordagem introdutória da música como arte a partir da análise das suas características básicas e importância didática • Desenvolver uma visão crítica da arte musical e da história de Sivuca através da apreciação de documentários • Demonstrar a conversão de obras poéticas que tiveram suas estrofes adaptadas e transformadas em músicas • Familiarizar a população aos conceitos musicais do Jazz e Blues • Estimular o uso da música no desenvolvimento cultural das atividades comunitárias • Colocar o município de Itabaiana no mapa cultural e musical da Paraíba e diversificar as atividades da cidade • Impactar positivamente a cidade e região respeitando a diversidade local • Promover através do estudo da música a integração dos setores econômicos, educacionais, turísticos e culturais. • Promover o desenvolvimento turístico local colocando o festival no calendário de eventos da cidade.
Justificativa
Localizada na Paraíba, a cerca de 70km da capital João Pessoa, a cidade de Itabaiana, também conhecida como “Rainha do Vale do Paraíba”, faz parte da Mesorregião do agreste paraibano, sendo a maior cidade e sede da microrregião de Itabaiana que engloba os municípios de Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e Riachão do Bacamarte. Itabaiana possui um belíssimo histórico cultural, com construções antigas como Igrejas, obeliscos, praças, casarões, etc. Além de ser um crescente berço artístico que infelizmente é pouco reconhecido tanto dentro do Estado da Paraíba como a nível de Brasil, entramos numa fase de “ostracismo” cultural, onde infelizmente nossos jovens pouco conhecem de nosso município, e consequentemente de sua própria história como cidadãos itabaianenses. Somos terra natal de: Severino de Andrade Silva (Poeta Zé da Luz), do jornalista Abelardo Jurema, do artista plástico Otto Cavalcanti, cidade abraçada como berço pelo Poeta Jessier Quirino, do documentarista Vladimir Carvalho e nos voltando totalmente para a área musical e para seu filho mais ilustre, Severino Dias de Oliveira o Mestre SIVUCA, grande músico que levou o acordeom para dentro das salas de concerto do mundo todo.
Há 3 anos a Taberna Cultural vem trabalhando o resgate histórico do município e criando atividades de inclusão social através da cultura, recentemente o município de Itabaiana entrou no mapa turístico nacional e como se é sabido turismo e cultura caminham lado a lado no desenvolvimento de um município, foi pensando nisso que criamos o I Festival de Jazz e Blues Sivuca, nosso maior músico sendo lembrado em um evento que passeie entre vários estilos musicais, com artistas locais, regionais e nacionais, além de uma caracterização dos nossos artistas baseada nos anos 20, auge do jazz e blues. Levar isso para as escolas, praças e população em geral faz com que eles valorizem e vivenciem a história da própria cidade. Nosso maior foco é retomar a identidade do município para que assim possamos construir dias melhores no futuro.