Vamos apoiar o projeto de irrigação da horta das mulheres indígenas da Aldeia de Boca da Mata, localizada em Porto Seguro, na Bahia. Em tempos de pandemia, as jokanap (mulheres) Pataxó fortalecem o trabalho com a terra para alavancar as fontes de renda e autonomia dentro da comunidade, e contam com a seu apoio para melhorar o sistema de irrigação da horta.
A vaquinha tem como objetivo arrecadar dinheiro para o financiamento de uma bomba submersa tipo sapo 900agr, uma caixa d’água de 3L, 1.80m de mangueira, 200m de fio elétrico, gasolina para o transporte, mudas e sementes. O restante será totalmente destinado para o fortalecimento da Associação de Mulheres Indígenas da Aldeia Boca da Mata (AMIABM), uma instituição sem finslucrativos para captar recursos para o bem estar das mulheres Pataxó, e principalmente da Aldeia Boca da Mata, através de projetos comunitários.
Devido ao isolamento social, todos os cuidados necessários serão tomados para buscar os equipamentos na cidade. As lideranças estão cientes do cuidado que deve ser tomado com as famílias, principalmente com as pessoas do grupo de risco, como os anciões e anciãs. A aldeia atualmente se encontra fechada para visitantes, sem aulas na escola local e com todos os eventos internos cancelados.
Conheça mais o trabalho da AMIABM – Associação de Mulheres Indígenas de Boca da Mata nas redes:
- Facebook.com/MulheresDeBocaDaMata
- Instagram.com/Jokana_MukaMukau (@jokana_mukamukau)
- https://associacao-de-mulheres-indigena-da.negocio.site/?hl=pt-BR
Agradecemos o apoio desde já, e contamos com você para o fortalecimento da horta comunitária da Aldeia de Boca da Mata!
Awêry!