Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Vaquinha / Outros / Dinheiro

Gamaliel Gadelha no Intercâmbio na Itália

ID: 2759263
Gamaliel Gadelha no Intercâmbio na Itália
Seja a primeira pessoa a dar um coração para esta vaquinha!
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Novidades0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 24/03/2022
Vaquinha encerra em: 31/12/2023

Meu nome é Gamaliel, tenho 20 anos e sou estudante da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - USP. Recentemente, fui aprovado em um intercâmbio de 6/7 meses na Università di Camerino, na Itália, por meio do “Edital 1483/2022 - Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação -Convênios FDRP”. 

Sou nascido e criado em bairros da periferia de Ribeirão-Preto e estudei em escolas públicas durante toda minha vida.  Desde o ensino médio, tomei a decisão que gostaria de me profissionalizar na área do direito, o que me traria um razoável retorno financeiro, levando em conta o reconhecimento da profissão, e também um meio de fazer uma mudança efetiva na minha vida e na vida das pessoas. Entretanto, por ter tido um ensino público de qualidade questionável, por mais que alguns professores tentassem superar as adversidades e dar aulas boas e proveitosas, não consegui passar nos vestibulares logo de primeira. Dessa forma, e por não ter condições de pagar os caríssimos cursinhos particulares da cidade de Ribeirão Preto, tive que recorrer aos cursinhos populares para conseguir ter um aprendizado que me permitisse acessar à educação superior pública, pois, mesmo trabalhando, não teria condições de pagar uma faculdade de Direito particular, devido ao custo elevado da maioria delas. Graças a esse projeto popular, consegui ingressar na FDRP pelo Sisu no ano de 2020. 

Apesar das dificuldades financeiras e escolares que enfrentei, e enfrento até hoje, consegui entrar numa das faculdades mais renomadas do país, mas minha realidade, principalmente financeira, não foi alterada, e tenho me mantido faculdade por meio de bolsas de pesquisa e extensão, programas de permanência estudantil e, atualmente, com meu estágio.  

Desde que entrei na faculdade, sempre foi meu sonho fazer intercâmbio. Entretanto, devido aos elevados valores e diversos marcadores sociais, nunca foi algo palpável e dentro da minha realidade; uma concepção que foi mudando com o tempo, conforme vi que alguns alunos com situações socioeconomicamente parecidas com a minha estavam conseguindo adentrar esses espaços, e também que os funcionários da FDRP, em especial uma, estavam sempre apoiando e dando forças para que cada vez mais alunos pobres e negros conseguissem enxergar que o espeço que viabiliza intercâmbios, pesquisas internacionais, dentre outros, é possível e deve ser ocupado por pessoas como nós. 

Na faculdade, sempre participei, alguns por períodos mais breves do que outros, de entidades sociais e projetos que viabilizassem uma mudança socioeconômica e educacional na vida das pessoas, como o Cursinho Popular da FDRP, CAAJA, PET, NAJURP, etc. Inclusive, consegui estudar a língua italiana por 2 anos com a bolsa de idiomas fornecida pelo CAAJA. 

O intercâmbio para o qual fui selecionado consiste numa vaga de 6/7 meses para estudar na Università di Camerino, na Itália, o que me dá, além da chance de ter uma experiência de vida  totalmente diferente da qual vivo hoje e poder crescer pessoal e profissionalmente, a chance de cursar matérias relacionadas ao meu projeto de pesquisa e extensão (Objetivos  de Desenvolvimento sustentável (OSDs) da Agenda 2030 da ONU)  e possivelmente de passar mais algum tempo focado especialmente na pesquisa dos ODSs num contexto de Itália e União europeia, visto a proximidade entre o direito brasileiro e italiano e a grande disponibilidade de dados que podem ser relevantes e enriquecedores para o meu projeto de pesquisa. 

Por mais que na teoria tudo seja lindo e essa seja uma oportunidade única e que não posso deixar passar, não tenho condições financeiras de me manter durante o período do intercâmbio, sem falar no de pesquisa (possivelmente mais 3/6 meses) que talvez tenha a chance de conseguir.  O custo de vida em Camerino gira em torno de 450 euros mensais, o que convertido em reais, sem considerar a taxa de flutuação da moeda, ultrapassa enormemente minhas condições.

 

Além dos gastos com o custo de vida lá, ainda existem outros gastos iniciais que devem ser pagos, como os de documentação para entrar e permanecer no país, roupas (visto que em parte do intercâmbio pegarei um inverno rigoroso), dentre outros. Existem bolsas pagas pela USP, mais especificamente uma, no valor de vinte e poucos mil reais, que poderá suprir a grande maioria dos gastos, mas não todos, ainda mais com a minha expectativa de conseguir ficar mais algum tempo me dedicando a pesquisa. No entanto, por mais que eu tenha a esperança de conseguir essa bolsa, ela não é certa, só existe uma para todos e, por este fato, é extremamente concorrida; além disso, é um outro edital totalmente separado do que concorri para conseguir a vaga.  

Dito isto, já contando que conseguirei a bolsa da USP, para conseguir arcar com os gastos iniciais, e também para ter uma segurança de que conseguirei fazer o intercâmbio, peço que doe o valor que puder para contribuir com a vakinha e me ajudar a realizar esse sonho que tenho me esforçado para pôr em prática.  

Qualquer valor é muito mais do que bem vindo e será extremamente importante para mim. Muitas pessoas do meu convívio também não tem condições para poder doar, e tá tudo mais do que certo. Se puderem compartilhar bastante nas redes sociais, com instagram, whatsapp, facebook e outras formas de comunicação, e isso chegar a algum que puder fazer alguma doação, já vai ser de grande ajuda. Doe o valor que puder e toda contribuição ajudará demais. Desejo que todos sigam saudáveis nesses tempos de pandemia e na luta pela ciência e pelas universidades públicas.

 

Opção para contribuição por PIX, sem a taxa da plataforma da vaquinha! (INDICADO)

 

Chave do PIX: 16991085405 - Celular - Santander

 

Para contato direto: (16) 99108-5405 - whatsapp 

 

Qualquer dúvida, prestação de contas ou mensagem, podem entrar em contato comigo!

 

Caso aconteça alguma eventualidade ou, infelizmente, não consiga alcançar a meta, o dinheiro será devolvido para aqueles que o desejarem, para quem não conseguir devolver, será doado para alguma ONG ou Hospital que esteja necessitando (principalmente nesse momento de pandemia) - TUDO COM A DEVIDA TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS!

 

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
© 2024 - Todos direitos reservados