FUNDO SOLIDÁRIO AOS ARTISTAS DE ARARAQUARA
Como todos nós sabemos, em tempos de crise, a primeira a ser suspensa e ter cortes pelos entes do Estado é a cultura.
Muitos se esquecem que a maioria dos artistas, tem sua renda predominantemente quando prestam os serviços, sejam aulas, apresentações, vendas de obras em exposições e feiras, seja qual arte for. O artista que não presta serviço, não tem renda para comer, sequer pagar os boletos que se achegam mensalmente na vida de qualquer cidadão.
Em pesquisa inédita, realizada pela atriz e produtora cultural Tania Capel, em Araraquara, restou comprovado o que pressumiamos. Há um fosso de desigualdade na área das artes e o movimento de solidariedade se faz urgente. Sabemos que há movimentações do Estado e entes federados para sanar esse fosso, mas ainda nada concreto, portanto acreditamos que de maneira paliativa, essa vaquinha se faz necessária.
A pesquisa contou com a participação de 80 artistas, de todas as áreas de atuação do fazer artístico.
Segundo a pesquisa, 53,8% não tem qualquer fonte de reserva financeira para prover seu sustento na quarentena determinada, 27,5% tem reserva suficiente para 30 dias, não mais que isso e os outros 18,7% conseguem seus proventos de outras rendas, ou seja, a maioria dos artistas Araraquarenses, estarão desprovidos de recurso para enfrentar a maior crise sanitária vivida na Idade Contemporânea.
Ninguém sabe exatamente o que acontecerá pós Coronavírus, mas uma coisa é certa, temos a obrigatoriedade de nos solidarizar e de buscarmos instrumentos que colaborem na superação dessa crise, por isso, criamos o Fundo Solidário aos Artistas Araraquarenses.
O QUE É O FUNDO SOLIDÁRIO AOS ARTISTAS ARARAQUARENSES
O fundo terá como fonte de receita exclusivamente as doações advindas do site Vakinha Virtual.
O intuito é atingirmos o máximo de capital possível para depois, dividirmos em partes iguais aos artistas que mais precisam.
Ele será gerido por 03 atrizes e produtoras culturais: Raquel Nascimento, Tania Capel e Fabiana Virgilio e por Tatiana Barros, produtora cultural e marketing.
COMO SERÁ REALIZADO A PARTILHA DO FUNDO
1-) durante o processo de arrecadação, abriremos inscrições online, onde haverá perguntas atinentes a condição sócio econômica do artista interessado em acessar o recurso do fundo.
- Haverá prioridade aqueles que tiverem filhos menores de idade.
- este fundo será destinado somente aos artistas residentes e atuantes na cidade de Araraquara.
CRONOGRAMA
1-) Lançaremos a campanha online no dia 27, dia do teatro, do circo e do hip hop
2-) DIA 30/03 - Divulgação do formulário de inscrição ao artista interessado em acessar o recurso.
3-) DIA 17/04 - Fechamento da campanha e apresentação do montante levantado a todas as pessoas que quiserem.
4-) DIA 18/04 - APRESENTAÇÃO DA QUANTIDADE DE ARTISTAS INTERESSADOS E QUANTIDADE EM VALORES QUE CADA UM RECEBERÁ.
OBSERVAÇÕES:
-Nenhuma das idealizadoras acessará o recurso arrecadado. Ele será distribuído exclusivamente aos artistas que manifestarem interesse.
-A ideia da criação do fundo é uma alternativa encontrada para dirimir os danos que a crise sanitária poderá prover aos artistas, porém é importante lembrar que, se não conseguirmos arrecadar dinheiro, não haverá como distribuirmos aos artistas, portanto, é condicionante haver recursos para dividi-los.
-Importante dizer que do valor total arrecadado, antes da distribuição, o único valor que será retirado será os das taxas de administração do site e a taxa do saque.