Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Projetos Sociais / Voluntariado

Fundo Emergencial Ateliê TRANSmoras

ID: 3641616
Fundo Emergencial Ateliê TRANSmoras
  • +
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Novidades0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 05/04/2023

Faça a mudança hoje: apoie um grupo de pessoas trans organizado! 

O Fundo Emergencial Ateliê TRANSmoras é dedicado à manutenção das operações, doações pontuais e mecanismo de estratégia de futuro da Rede. Em 2023, corremos o risco de descontinuar nossos projetos por falta de recursos.

Precisamos da sua ajuda! 

O Ateliê TRANSmoras é uma Associação sem Fins lucrativos, liderada por pessoas trans, que fomenta espaços cívicos para promoção da transformação social com arte advocacy. Nosso objetivo é superar as violações de direitos de pessoas trans no Brasil.

Nossos projetos são orientados por 4 programas principais: 

  1. Empoderamento econômico: pessoas trans encontram barreiras no mercado de trabalho formal e no empreendedorismo, por isso fomentamos a geração de renda pela venda de produtos e serviços de forma independente ou conveniada conosco.  
  2. Educação em artes e direitos humanos: o meio artístico é excludente, ao mesmo tempo que uma potência para ocupação pelas pessoas trans. Apoiamos a formação de artistas e lideranças, a consciência sobre seus direitos para elevarem suas estratégias de advocacy em seus contextos, além de promover educação interseccional para mulheres, pessoas negras e LGBTQIAP+.  
  3. Voluntariado: Com nosso programa, voluntáries adquirem experiência prática de trabalho e têm acesso a novas realidades.  
  4. Construção de movimentos e narrativas: a última etapa da geração de autonomia trans é a construção de teias de saberes, trocas e produções, que desafiam o cissexismo e os sentimentos prevalentes na sociedade sobre nós, conectam pessoas do Brasil todo e formam novos movimentos sociais que lutam pelo reconhecimento de que direitos trans são direitos humanos. 

Fundado em 2013 pela estilista e ativista Vicenta Perrotta, na moradia estudantil da Unicamp, o coletivo se formalizou em agosto de 2022, e hoje conta com dois ateliês: sua sede, em Campinas, e no Centro Cultural São Paulo, na capital. Ambos os espaços são autogestionados, e funcionam como pontos de produção de moda, trocas, discussões, pesquisas e realizações artísticas. 

Nosso principal projeto são oficinas e cursos em transmutação têxtil, técnica de utilizar materiais descartados para produzir novas roupas, com uma discussão profunda do impacto que padrões ocidentais de gênero e tamanho tem em manter normas de gênero binárias. 

Além disso, em nosso ateliê na moradia da Unicamp, desenvolvemos um espaço de troca de vivências, que fomenta a presença de mais pessoas trans na universidade e apoia essa comunidade a ser bem sucedida no espaço acadêmico. Hoje, a Unicamp conta com o Núcleo de Consciência Trans, que luta por cotas de admissão e permanência. Diversos integrantes do núcleo são apoiadories, voluntáries e amigas do Ateliê TRANSmoras. Apoiamos o grupo com mentoria, espaço, logística e recursos. 

Por fim, em 2020, no auge da pandemia, lançamos a Rede TRANSmoras, uma iniciativa para conectar atuais e ex-alunas, modeles, profissionais da beleza e demais pessoas impactadas por nossos projetos, para uma troca contínua e capacitação continuada. Temos um grupo no WhatsApp com pessoas de todas as regiões do país, e regularmente promovemos encontros, oficinas, webinar e demais conteúdos que apoiam a superação de barreiras em comum e o aproveitamento de oportunidades coletivas. 

Apoie você também esse projeto mensalmente! Podemos aumentar o número de pessoas impactadas! Em 2022 foram 181 pessoas. Com sua ajuda podemos chegar a 200 esse ano, e garantir mais estabilidade a quem faz esse projeto acontecer.

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
© 2024 - Todos direitos reservados