Território em Trânsito é um curta-metragem de ficção que tem roteiro e direção de Renna Costa. O projeto está sendo desenvolvido desde 2018, participando em 2019 da II Residência de Roteiro pelo 3º Sertão & Diversidade - Festival Internacional de Curtas na cidade de Quixadá, interior do Ceará, onde durante 5 dias com orientação do cineasta Bertrand Lira foi escrito o 1º tratamento de roteiro. Nos anos seguintes o projeto ainda passou pelo Movimenta Lab com monitoria da realizadora Valentina Homem e a 3ª edição do MarteLab com orientação do realizador Henrique Arruda da Filmes de Marte. Em 2021 o projeto foi contemplado pelo 14º Edital Funcultura Audiovisual na categoria "Revelando os Pernambucos".
O filme com toques de realismo fantástico conta a história de Aracy (Gabi Beneditta), uma jovem que vive com a sua avó, Dona Iram (Maria de Lourdes) em uma comunidade rural do agreste. Ao acompanhar a avó no culto, Aracy é abusada sexualmente pelo Pastor (Romualdo Freitas), esse é o ponto de virada para a jovem encarar uma jornada de autoconhecimento identitária e espiritual pelo seu próprio (corpo) território.
As gravações ocorreram em julho de 2023 no Sítio Serrote Preto, Zona Rural de Buíque, em Pernambuco.
A Vakinha em questão busca realizar a etapa de FINALIZAÇÃO do filme, como Edição (Montagem e Efeitos Especiais), Acessibilidade e Assessoria de Imprensa, além de recuperar o investimento pessoal feito pela realizadora na etapa de PRODUÇÃO do filme.
As pessoas que ajudarem terão acesso EXCLUSIVO ao link do filme durante uma PRÉ-ESTREIA que irá ocorrer em 2024, antes do filme ser lançado nos Festivais.
Sobre a realizadora
Renna Costa é multiartista e realizadora audiovisual. Em 2018 recebeu os Prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz da Mostra Agreste pela atuação e direção no curta-metragem "BALDÍA" no 5º Festival de Cinema de Caruaru (PE). Atuou como atriz nos curtas "TRANSVERBO" (2019) de Olí Cárdenas, e "Incendiárias: Filhas do Fogo" (2021), de Sophia William e Aurora Jamelo. Em 2021 Renna lança em parceria com Gabi Beneditta o videoclipe “Lamento de Força Travesti”, que conta com mais de 13 mil visualizações no Youtube, além de circular por mais de 40 mostras e festivais pelo Brasil e na Europa, onde recebeu 8 prêmios, incluindo Melhor Videoclipe Nacional no FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (GO), Melhor Roteiro no 8o Recifest - Festival de Cinema da Diversidade Sexual e Gênero (PE) e Melhor Direção de Arte no 13o Festival de Cinema de Triunfo (PE).
Em 2022 RENNA atuou como roteirista, diretora criativa e de arte do Álbum Visual da cantora Luana Flores, “Nordeste Futurista”, trabalho este que ganhou os prêmios de Melhor Direção de Arte no 2º VICINE- Festival de Cinema de Viçosa e Melhor Figurino no 2º SCI-FI Floripa Film Festival.
Ficha Técnica
Elenco: Gabi Beneditta, Romualdo Freitas, Maria de Lourdes, Fykyá Pankararu, Irla Carrie e Jadson da Silva Nascimento
Participação: Gabriel Bezerra, Anne dos Anjos, Joselaine Avelino, Micherlane Sobral, Zenailma Siqueira, Zuleide Ferreira, Niara Santos, Gisele Avelino, Mylena Sobral, Ednaldo Siqueira, Igor Matheus da Silva, Zé, Lucivânia e Saulo
Roteiro e Direção: Renna Costa
Assistência de Direção: Bia Pankararu
Direção de Fotografia: Davi Batista
Assistente de Fotografia: Ythala Maraysa
Direção de Arte: Nathália Tenório
Assistente de Arte: Cika Favel
Direção de Objetos: Alice de Alencar
Cenografia Taipa: Fausto Paiva
Figurinos: Auricélia Siqueira
Tranças: Ana Karla Cavalcanti
Direção de Som: Rafaella Orneles
Assistente de Som: Siba Carvalho Puri
Trilha Sonora: Rafaella Orneles e Gabriel Bezerra
Montagem: Letícia Barros
Assistente de montagem: Raian Oliveira
Correção de cor: Sylara Silvério
Identidade Visual: Oficina Embuá (Palloma Mendes e Ythala Maraysa)
Still: Meyriane de Mira
Making Off: Laís Domingues
Transporte: Cauê Rocha Santana
Alimentação: Fausto Paiva e Nene
Hospedagem: Ecossítio Catimbau e Sítio Matinha das Cascavéis
Guia: Cida Andrade
Direção de Produção: Jéssika Betânia
Produção Administrativa: Katarina Barbosa
Produção Executiva: AMAPÔ Produtora Cultural
Apoio: Orum Tupi Filmes e Produtora Cultural, Ecossítio Catimbau, ACET e Brechó Jovelina