No mês de dezembro do ano passado conhecemos um casal de haitianos em Varginha/MG que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor depois do terremoto no Haiti em 2010. Os três filhos do casal ainda estão no Haiti com parentes. Estamos trabalhando para que as crianças venham para o Brasil o quanto antes. O mais velho tem 9 anos e os outros dois têm 7 anos.
Um conhecido nosso, que mora em São Paulo, conheceu, também, o casal e já teve ajuda de muita gente para regularizar a documentação necessária. Além de muitos amigos e de sua família, ele teve ajuda tanto do consulado haitiano em Brasília quanto do consulado brasileiro no Haiti. Todos os custos com documentos, vistos, correios, documentação enviada para o Haiti, etc, foram pagos com a ajuda destas pessoas. Dentre todos os documentos que precisávamos, restam apenas os vistos das crianças. Ele conseguiu o visto do filho mais velho em dezembro/2016. Agora restam apenas os dois outros vistos que já foram pagos e aguardamos as emissões nos passaportes. A previsão é que fiquem prontos no máximo até abril/2017.
Agora estamos próximos do nosso maior desafio. Pois, quando tivermos os vistos restantes precisaremos ter recursos para pagar as passagens aéreas. Fizemos vários orçamentos e o valor fica em torno de R$ 10 mil. Neste valor estão inclusas as três passagens das crianças do Haiti ao Brasil, a passagem do pai de ida e volta e todas as passagens de Manaus até Guarulhos (visto que o voo não desembarca em Guarulhos, apenas em Manaus).http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2017/01/campanha-tenta-ajudar-casal-de-haitianos-trazer-...