Precisamos da sua ajuda, nós, Diretores, Conselheiros, Sócios, Títulados, Amigos e Simpatizantes do Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, de Pelotas/RS, estamos propondo uma vaquinha solidária para saldar as dividas deixadas pela gestão anterior, que desencadearam em uma ação judicial, no qual corremos o risco de perder o patrimônio material da sociedade: sua sede. O Clube Cultural Fica Ahí é reconhecido como Clube Social Negro patrimônio Pelotense, e referência para a cidade e região. No Rio Grande do Sul. Ajude a manter de pé um dos símbolos de resistência da comunidade negra do Extremo Sul do Rio Grande do Sul, que muito contribuiu para a formação social, educacional e cultural de homens e mulheres negras em mais de 1 século de resistência. Participa da Rede de Pontos de Cultura do RS, desde 2014, mantenedor de uma Biblioteca Negra que retrata o pensamento afro-diaspórico das américas, fonte de pesquisa e leitura de muitas comunidades. E um Centro de Referência para a Cultura Afrobrasileira no extenso chão do Extremo Sul Negro do Rio Grande do Sul.
Um pouco da nossa história
Em 27 de Janeiro de 1921, foi criado o Cordão Carnavalesco Fica Ahi Pra Ir Dizendo, durante os festejos do carnaval, como um dos blocos negros de Pelotas. Contudo, o Fica Ahi se tornou uma exceção, pois a iniciativa concebida inicialmente para o carnaval perdurou e se tornou um Clube Social. No decorrer de sua trajetória, o Fica Ahi ocupou quatro sedes e hoje o Clube está localizado na Rua Marechal Deodoro nº 368.O Fica Ahi tornou-se um clube cultural, consolidando a formação de uma sociedade constituída por negros voltada à confraternização através de bailes, quermesses, chás, festivais e jogos. Associações dessa natureza desenvolveram relações sociais entre elas, proporcionando grande circulação de seus membros e, também, se desenvolveram relações entre esses clubes e outras associações de natureza diversa, como classistas e esportivas. Atualmente, no espaço físico do clube são desenvolvidas atividades culturais relacionadas à temática negra. O Clube Cultural Fica Ahi Pra Ir Dizendo foi tombado no âmbito municipal e estadual por representar um espaço de memória da cultura afro-brasileira no Rio Grande do Sul.
Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.