O Projeto Fazedores de Café forma jovens em situação de risco social na profissão de barista. Os ingressantes recebem aulas diárias por um período de 2 meses e passam por mais um período de 1 mês de estágio em diferentes cafeterias de SP, durante este tempo recebem vale transporte, uniforme e alimentação. Desde 2014 o Projeto formou 5 turmas, com uma taxa de empregabilidade de 90%. Para a maioria dos Fazedores, o projeto proporcionou sua primeira incersão formal no mercado de trabalho. Empregados os "Fazedores" fogem da criminalidade e, ainda, investem em suas carreiras profissionais (alguns deles puderam ingressar e ser formar na faculdade graças ao trabalho como barista).
Desde 2014 o Projeto é mantido pelo Sofá Café e voluntários. Para a sexta turma - REFUGIADOS - o projeto pretende arrecar o valor de R$ 30 mil reais (custo fixo de uma turma), possibilitando destinar os recursos do Sofá Café para fomentar o projeto a fim de aumentar o número de turmas e de alunos beneficiados com este trabalho em 2019.
Instagram: fazedoresdecafe
Facebook: fazedoresdecafe
https://vejasp.abril.com.br/cidades/paulistano-nota-dez-diego-gonzales-fazedores-de-cafe/
https://sprudge.com/brazil-coffee-education-risk-youth-105965.html
http://prazeresdamesa.uol.com.br/fazedores-de-cafe/
https://www1.folha.uol.com.br/comida/2014/07/1487590-cafeteria-de-sp-promove-curso-gratuito-para-jovens-de-baixa-renda.shtml