Fui aprovado no programa de intercâmbio da melhor universidade do mundo, mas preciso de contribuições!
>>> Objetivo com o programa e plano futuros
O programa é pautada na área de Supply Chain e conta com aulas teóricas e práticas nessa área. Mais especificamente, contempla participação no laboratório de simulação de Supply Chain, aulas sobre Modelos Estocásticos, Liderança e Gerenciamento, Análise Econômica e Inovação e Impacto na área de Engenharia.
Após o programa e término no ITA, também planejo participar do programa MIT LEADERS FOR GLOBAL OPERATIONS, que é um programa no qual você adquire dois diplomas de uma vez (um diploma de Mestrado em Engenharia e um de MBA) em apenas dois anos.
Link do programa: https://lgo.mit.edu
Quero participar desses programas porque são a referência número 01 mundial em produção de conhecimento técnico e científico na área de Supply Chain.
Após a participação nesses programas quero dedicar minha vida a dois projetos futuros:
1) A criação de uma Consultoria na área de Supply Chain capaz de prover conhecimento técnico para o Brasil
2) A criação de um Instituto Tecnológico focado, a princípio, na área de Supply Chain; em seguida, em outras áreas a fim de fomentar o uso de ferramentas analíticas e técnicas (estatística, programação) mesmo em áreas em que essas ferramentas não usadas convencionalmente (RH, Marketing etc.). Meu sonho é que, assim como ocorre no MIT, as principais empresas do mundo participem das aulas e das pesquisas dentro do Instituto, provendo conhecimento prático.
>>> História
Sabe aquele sonho que você tem desde criança? Pois é, o meu é ir para universidade!
Eu nasci em São José do Rio Preto - SP, mais especificamente num bairro de periferia chamado Jardim Santo Antônio, lugar onde cresci e estudei na escola pública perto da minha casa o ensino fundamental todo. Cresci com mais 3 irmãos numa família bem humilde, meu pai trabalhava como pedreiro e minha mãe como faxineira. Durante esse período da minha vida, fui marcado pelas Olimpíadas de Matemática. Para ser sincero, eu não sabia muito bem a diferença entre todas as modalidades, nem sabia o que era vestibular ou como entrar numa universidade. Eu só pensava que gostava de matemática e era na universidade que estava a matemática; então, era lá que eu queria estar também!
Aos 11 anos de idade, eu fiz minha primeira olimpíada de matemática e fui medalhista e continuei participando de todas as oportunidades que apareciam, inclusive concursos de bolsas. Na época, eu fiquei em terceiro lugar no concurso do Colégio Objetivo, o que rendia 70% de descontos. Eu sabia que meus pais não poderiam pagar esses 30%. Então, incentivado pelos meus amigos, eu fui sozinho com 13 anos negociar a bolsa. Lembro de ter levado todos os meus certificados, meu histórico escolar e uma recomendação da escola. A diretora se surpreendeu muito com essa atitude e resolveu conceder a bolsa desde que eu continuasse com as olimpíadas.
No colegial, foi um período muito feliz. Encontrei amigos que me ajudavam a estudar e professores excelentes! E tive contato com o vestibular. Então uma ideia que nasceu aos 12 anos (a de ir para o ITA) ganhou força! Apesar de muita vontade e de ser um dos melhores do meu colégio, minha média no vestibular do ITA menor que 2,5 e obviamente não passei. Foi então que peguei a lista de aprovados e os procurei no Orkut para pedir ajuda e perguntar como passaram. Todos me falavam que tinham estudao no Poliedro e esse era o melhor lugar para se preparar.
Enquanto isso, em casa havia uma pressão para trabalhar e ajudar meus pais e simplesmente entrar logo numa universidade particular, já que meus dois irmãos mais velhos e praticamente todos os amigos do bairro começaram a trabalhar com 14 anos e eu estava prestes a fazer 18 anos. No dia do meu aniversário, eu menti para toda a minha família porque sabia que não iriam entender, disse que ia para casa de um amigo e fui fazer o concurso de bolsas do Poliedro em São Paulo, a 500 Km da minha cidade.
O resultado da bolsa foi de 65%, mandei todos certificados de olimpíadas, meu histórico escolar e notas do Enem; a bolsa subiu para 85%. Ainda não era o suficiente. Comprei um plano pós-pago (que depois foi bem difícil de pagar) para tentar negociar sozinho, já também estava fazendo isso escondido da minha família. A secretária do curso disse que não poderia fazer nada e precisava do ramal para falar com o coordenador. Mal sabia ela que eu iria tentar ramal a ramal até cair na sala do coordenador do curso. E foi o que aconteceu e ele aumentou ainda a bolsa para um valor simbólico e me avisou que tinha que estar em São José dos Campos em dois dias. Simplesmente fui!
Sem mesmo ter onde ficar ou com dinheiro para ficar a semana inteira na nova cidade, me mudei para garantir a matrícula e só fui conseguir um lugar para morar quando já estava lá. Ao longo do tempo de cursinho, várias dificuldades financeiras apareceram. Mas também meus familiares e amigos se juntaram todos para ajudar. Depois de 3 anos, estudando cerca de 14 horas por dia (08 no curso e 06 em casa), de segunda a sábado e com simulados todos os domingos, eu fui aprovado no ITA!
Chegando lá, eu quis colocar em prática tudo que havia esperado minha vida toda. Estudei inglês, francês e espanhol; fiz iniciação científica; fui professor voluntário para crianças carentes; participei da Comissão de Estágios, fiz estágios em todas as férias (na Ambev, na Johnson & Johnson e na Rhodia) dos meus dois primeiros anos.
Para o terceiro ano, planejei um intercâmbio na Universidade do Chile, fui aceito e vim com ajuda de muitas pessoas e trabalho como professor particular e agora fui aceito no programa de intercâmbio do MIT, eleita a melhor universidade do mundo nos últimos 3 anos. A candidatura é extremamente difícil e para ser aceito, tenho me preparado faz dois anos. Inclusive comecei um programa de mestrado online do MIT, mesmo estando no terceiro ano da graduação, para mostrar que era capaz de acompanhar as aulas e reforçar minha candidatura nesse programa.
Ranking mundial 2017:
Esse é um programa em que você pode também ter aulas em Harvad e depois participar de uma iniciação científica nas férias.
>>> O processo seletivo do programa
Para participar do programa, eu tive de realizar um processo seletivo envolvendo teste de proficiência em inglês, análise de histórico escolar, análise de currículo, cartas de recomendação de um professor e das experiências profissionais passadas, carta de motivação (explicando objetivos e planos futuros) e muitos formulários sobre as distintas áreas da minha vida.
Eu baseei minha candidatura em dois principais pontos principalmente:
A) O meu currículo e experiências na área de Supply Chain/ Logística
B) O meu trabalho voluntário na Comissão de Estágios e Empregos do ITA
* Sobre minhas experiências profissionais e interesse na área
Meu primeiro estágio foi de numa pequena fábrica de confecções. Depois passei por Ambev, Johnson & Johnson e Rhodia Solvay, sempre em áreas correlatas. Outro ponto importante foi uma especialização online chamada MicroMaster, do próprio MIT, que equivale à metade do programa de mestrado no MIT. Como as minhas notas no ITA não eram competitivas o suficiente (geralmente a média é 9.2, a nota mínima recomenda era 8.0 e a minha média escolar estava em 7.9), eu pensei em começar logo as especialização e provar que poderia acompanhar as aulas. Então, há mais de um ano, comecei essa especialização e me esforcei ao máximo para tirar notas boas. Como resultado tive notas acima de 9.0 e 9.5 nos cursos dessa especialização online. Logo, anexei tudo na minha candidatura também. Link do programa: https://micromasters.mit.edu/
* Sobre o meu trabalho voluntário na Comissão de Estágios e Empregos do ITA
O trabalho da Comissão é basicamente conectar os alunos com o mercado de trabalho
Ao longo dos meus dois anos de ITA, a Comissão foi a atividade que mais me empolgou. Eu gostava muito de aprender sobre RH, Vendas, Negócios em geral. Então me dedicava bastante e me tornei o presidente da iniciativa. Mas o posto que você ocupa é o de menos relevante. O mais importante são os resultados entregues.
No meu caso, expliquei de duas ações que implementamos no ITA:
1) Treinamentos abertos para que os alunos do ITA desenvolvesse não só habilidades relacionadas à Engenharia. Foram ministrados treinamentos de Autoconhecimento, Oratória, Análise de Currículos, Introdução ao Excel.
2) Busca e criação de estágios de férias para os alunos do ITA: em dois anos, conseguimos aumentar o número de empresas oferencendo estágio de férias de 7 empresas para 31, permitindo que até mesmo alunos dos primeiros anos da graduação conseguissem experiência profissionais em empresas renomadas. Quando uma empresa não tinha o programa, criávamamos em parceria; nas já que já possuiam o programa, negociávamos para aumentar o número de vagas.
Lista de empresas no fim de 2016:
>>> Por isso lhe faço esse apelo!
Se puder contribuir com alguma quantia, tenha certeza que farei meu máximo para você se orgulhar desse investimento! Cada centavo que você doar será para pagar as depesas do intercâmbio MIT. Por favor, contribua! Prometo me empenhar ao máximo em cada minuto e fazer valer seu voto de confiança
>>> O que preciso
Para custear os custos de moradia, alimentação, visto , passagem área e seguro saúde obrigatório, preciso de cerca de 60 mil reais para permanecer 6 meses no programa de intercâmbio em Cambridge, Massachusetts. Considerando bolsas que estou aplicando dentro do própria ITA e patrocínio de empresas, conseguiria parte do valor no melhor dos cenários. A outra parte estou procurando esperançosamente nessa Vakinha!
>>> Algumas Premiações
Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 2007
Medalha de Ouro na Olimpíada de Matemática de Rio Preto (OMRP), 2007
Medalha de Prata na Olimpíada de Matemática de Rio Preto (OMRP), 2008 e 2009
Medalha de Bronze na Olimpíada de Matemática de Rio Preto (OMRP), 2006
Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 2005 e 2006
Bolsista colégio Objetivo Rio Preto, 2008 a 2010
Bolsista curso pré-vestibular Poliedro, 2011 a 2013
Jurado do IYPT (Torneio Internacional de Física)
Bolsista Cnpq, 2015-2016
100 Melhores Treineiros no vestibular da Fuvest-USP 2009
Aprovado em 4° lugar em Engenharia Aeronáutica na USP 2011
Aprovado nos cursos de Engenharia, Medicina e Direito em outras universidades (Unicamp, Unesp, Unb, UFRJ, UFMG...) 2011 a 2013
>>> Curículo (LinkedIn):
br.linkedin.com/in/fabianossrocha
>>> Custos
Custo de vida médio: https://www.numbeo.com/cost-of-living/in/Cambridge-MA
Seguro de saúde: http://www.portoseguro.com.br/seguros/seguro-viagem/linha-de-produtos/planos-america
Avião: https://www.google.com.br/flights/#search;f=GRU,CGH;t=BOS;d=2017-08-27;r=2018-02-15