Expedição Maria Felipa
Em dezembro acontecerá a Expedição Maria Felipa: uma iniciativa que vai levar mais de 60 voluntários da Faculdade do Hospital Albert Einstein até o município de Vera Cruz, na Bahia, para oferecer atendimentos de saúde e atividades educativas durante duas semanas para a população local, que sofre com a carência de especialidades médicas.
Com a sua ajuda, levaremos alunos e profissionais do Einstein, incluindo especialistas médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e engenheiros biomedicos para um mutirão de saúde nas comunidades de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Liderada pela Dra. Helena Hachul, a expedição mobilizará profissionais da saúde e alunos para oferecer atendimentos e atividades educativas em parceria com a Secretaria de Saúde de Vera Cruz, município com carência de especialidades médicas.
Homenageando Maria Felipa, figura histórica de resistência, a iniciativa busca promover cuidados médicos e garantir equidade em saúde na comunidade.
60 voluntários
Médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, engenheiros e alunos dos respectivos cursos.
Quando:
14 a 21 de dezembro de 2024O Projeto Travessia
O Projeto Travessia nasceu em 2020, durante a pandemia de COVID-19, quando alunos de medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein se uniram para apoiar as populações mais vulneráveis. Inicialmente focado em arrecadar cestas básicas para comunidades carentes, o projeto rapidamente se expandiu ao perceber a necessidade urgente de cuidados de saúde. Desde então, o Projeto Travessia tem promovido saúde integral e longitudinal em todas as esferas biopsicossociais das comunidades atendidas, mobilizando profissionais especializados e estudantes para realizar mutirões de saúde ao longo do ano, impactando a vida de mais de 1.500 pessoas, com mais de 1.000 atendimentos médicos, mais de 80 atendimentos odontológicos e a realização de mais de 30 exames complementares, além de palestras de educação em saúde.
Em dezembro de 2024, o Projeto Travessia dará um passo significativo com a Expedição Maria Felipa na histórica Ilha de Itaparica, onde fica o município de Vera Cruz, na Bahia. Esta ilha, cenário de importantes batalhas pela independência do Brasil e símbolo de resistência, abriga o município de Vera Cruz, onde a população é composta por mais de 91% de negros. A rica história de Itaparica, marcada por lutas pela liberdade e pela preservação da cultura afro-brasileira, reforça a importância de uma abordagem inclusiva aos determinantes sociais da saúde. Vera Cruz enfrenta uma carência crítica de especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia, neuropediatria, dermatologia, infectologia e ginecologia.
Acreditamos que é nosso papel mobilizar pessoas e recursos para ampliar acesso a atendimento e educação para a saúde. Essa é a nossa busca.
E, como dizia Guimarães Rosa, "quem elegeu a busca não pode recusar a travessia."
Venha com a gente!