Quem somos?
Olá, nós somos o Tecs (https://www.ime.usp.br/~tecs/), um grupo de extensão universitária focado no impacto social da tecnologia. Formado por alunos da Universidade de São Paulo, temos três frentes de atuação: educação, ética e tecnologia. Elas visam, respectivamente, promover uma educação tecnológica mais igualitária na população; unir esforços para repensar as responsabilidades éticas e sociais do uso da tecnologia; e estimular alunos a usarem essa tecnologia na resolução de problemas comunitários.
Porque isso é importante?
O Tecs faz parte do Tech Shift (https://techshift.co), um movimento global de aliança de organizações estudantis com este propósito de união da computação com o impacto social. Somos, atualmente, o único grupo representante do Brasil e da América Latina a integrar esta aliança, e fomos convidados pelo Tech Shift para participar de um evento na Universidade de Chicago, entre os dias 13 a 15 de janeiro, no qual teremos contato com organizações como o Tecs que atuam em universidades americanas e mundo afora.
Com esta oportunidade, poderemos fortalecer essa aliança oferecendo a nossa perspectiva enquanto estudantes de uma universidade pública brasileira e também aprendendo com a perspectiva de engajamento de estudantes de computação de outras universidades do mundo. Além de avaliarmos formas de ampliar nossa atuação na USP, em São Paulo e no Brasil, poderemos também avançar na construção de ações que possibilitem o crescimento deste movimento em outras universidade brasileiras e latinas. Será, enfim, uma ótima oportunidade de levar a USP e o Brasil até o centro de discussões sobre impacto da tecnologia na sociedade, representando a Universidade e o nosso país junto a outras instituições de ensino renomadas, como Stanford, Princeton e UChicago.
Conheça mais sobre o Tecs!
Somos constituídos por três frentes de desenvolvimento:
Educação:
promover uma educação tecnológica mais igualitária da população, por meio de cursos, oficinas e ações direcionadas a inclusão de grupos sociais em geral marginalizados na produção tecnológica, como mulheres e jovens de comunidades periféricas;
Ética:
contribuir para uma formação universitária que estimule maior consciência social, capaz de gerar profissionais da área de computação hábeis em refletir sobre as implicações éticas e sociais do seu trabalho, bem como para um melhor entendimento por parte da população sobre o potencial de transformação da tecnologia, os seus usos na dinâmica social e as formas em que esta pode ser usada a seu favor.
Serviços:
estimular alunos a usarem a tecnologia para solucionar problemas da comunidade local, estabelecendo parcerias com ONGs e organizações com as quais possamos unir esforços no engajamento participativo.
Movimento TechShift
O movimento TechShift surgiu nos Estados Unidos da América com o intuito de mudar a abordagem da tecnologia em relação à sociedade e o impacto social que ela gera. Composto também por algumas das grandes universidades estadunidenses, como Stanford, Cornell e Princeton. O objetivo central deste movimento se resume na construção de um futuro tecnológico mais justo para todos e todas.
Como usaremos o dinheiro
Contaremos com auxílio dos companheiros do TechShift no que diz respeito a estadia, mas a USP não poderá bancar os demais gastos por questões burocráticas relacionadas aos prazos orçamentário. Como não temos como custear nós mesmos, precisamos da colaboração e auxílio de vocês para que consigamos levar ao menos duas pessoas do Tecs lá para Chicago durante esses quatro dias. Por isso, estabelecemos como meta R$10.000,00, com os quais poderemos, pelo menos, arcar com os custos de deslocamento aéreo e gastos relacionados (além da taxa aqui do site).
Transparência
Obviamente, divulgaremos todas as notas fiscais que sinalizem a utilização do dinheiro arrecadado única e exclusivamente para este fim. No caso de conseguirmos mais dinheiro do que o necessário, investiremos o que exceder no fortalecimento dos projetos de computação social aqui no Brasil, que é basicamente a nossa missão, desde sempre!
Agradecemos a quem possa contribuir com qualquer valor e/ou divulgue nossa campanha! Para saber mais sobre o Tecs e o TechShift vocês podem acessar as páginas linkadas acima, e podem também nos seguir no Facebook, onde poderá conhecer um pouco mais sobre quem somos, nossas atividades e o que já fizemos nesse pouco tempo de existência.
Caso queira entrar em contato: tecs@ime.usp.br