Olá, sou Farid Sad (instagram @faridsad_), ator capixaba com mais de 15 anos de experiência lutando pela arte e pelo cinema. Em 2020 resolvi abrir uma produtora independente, a Kambaku Produções (instagram @kambaku.prod). Em 2021 lançamos o nosso primeiro filme, o curta metragem “Ilhado”, o qual já passou por diversos festivais internacionais.
Trailer do curta metragem “Ilhado”: https://www.youtube.com/watch?v=Ma01iGckdkk
Em maio de 2021 iniciamos as gravações do documentário “Marinho”, inspirado no livro “Lembranças do Rio Marinho”, do arquiteto e urbanista Juliano Motta. O documentário retrata as memórias e lembranças de antigos moradores da região de Cobilândia, Cobi de Baixo e Araçatiba e a importância do rio Marinho em suas vidas e na história do Espirito Santo. Além desses personagens, o filme também apresenta pessoas técnicas para explicar toda a história desse importante rio, como historiador Fernando Achiamé, assim como doutoras na área de urbanismo e saneamento, como Eneida Mendonça, titular da Ufes, e Raquel Borges e Mariangela Dutra, titulares do Ifes.
No dia 5 de Junho de 2023, dia mundial do meio ambiente, após 2 anos das primeiras gravações, fizemos a estreia deste filme no Cine Metropolis. Neste dia, também fizemos uma homenagem ao seu Joaquim Valadares, importante personagem do livro e do filme, que infelizmente veio a falecer no dia 30/05/2023.
Trailer do documentário Marinho: https://www.youtube.com/watch?v=r62k9jmvKAU&t=2s
Importante ressaltar que esse filme foi feito de forma voluntária, sem nenhum tipo de apoio. Começou através de um sonho, meu e do Juliano, que quando crianças andávamos de bicicleta próximo ao rio, já em seu estado atual, um valão a céu aberto. Juliano e eu fomos vizinhos em Cobilândia na infância, e por obra do destino ele foi estudar Arquitetura e Urbanismo e eu me formei como Engenheiro Sanitarista e Ambiental e como ator. O destino nos uniu em prol deste grande sonho: ver o rio Marinho recuperado.
Agradecimento mais do que especial a equipe do filme que se doou de forma voluntária, sendo eles Ana Julia Chan, Matheus Washignton e Kledison Ramos.
O filme já está pronto e nossa missão será levá-lo aos distintos festivais pelo mundo, às escolas e universidades. Entretanto, temos algumas contas para pagar ainda referentes à finalização do filme. As inscrições em festivais são pagas em dólar e queremos levar este filme aos mais diversos cantos para que todos conheçam a história dessas pessoas e desse importante rio capixaba. Além disso, teremos os custos para levá-lo às escolas, universidades. Precisamos do seu apoio para divulgar essa história.
À título de informação, o gasto total de um filme como este, se fôssemos pagar todos os envolvidos nos valores de mercado mais todo o custo de produção, giraria em torno de 60 a 80 mil reais. O filme só foi possível com a ajuda do trabalho voluntário e com preços reduzidos de profissionais que foram envolvidos na pós produção.
Ficaremos felizes com qualquer valor que você possa contribuir. Juntos somos fortes! Também temos para vender uma ecobag personalizada do filme, no valor de R$ 40,00 e o livro do Juliano “Lembranças do Rio Marinho”, inspiração para o documentário, no valor de R$60,00. Entre em contato pelo instagram @faridsad_ ou @kambaku.prod para maiores informações ou pelo whataspp 27981821482. Podemos enviar para qualquer canto desse mundo (frete a combinar). Restam poucas unidades.
Reportagem sobre o documentário: https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/e-simples-e-nao-e-caro-recuperar-o-rio-marinho-basta-vontade-politica
Importante que todos falem sobre o rio Marinho. Precisamos fazer barulho para que uma decisão política seja feita o mais rápido possível e que o rio seja recuperado e não tapado (como é o desejo de alguns políticos, para fazer avenidas). Tecnicamente é viável e dinheiro não é o problema. Fazendo barulho juntos, iremos alcançar esse grande sonho. Quem sabe com a sua força de divulgação, não conseguiremos ver a criação de um verdadeiro parque linear do rio marinho, sem o lançamento de resíduos e esgoto para que essas memórias sejam recuperadas e tantas outras criadas.
Peço gentileza também que nos apoie nas redes sociais. Sua curtida, seu comentário e seu compartilhamento são muito importantes para nós. @faridsad_ e @kambaku.prod
Se inscrevam no nosso canal no youtube também, por favor. Ele ainda está em criação, mas a sua inscrição é muito importante para os próximos passos da produtora. https://www.youtube.com/@kambakuproductions7679
O filme ainda não estará liberado, pois nosso grande objetivo é levá-lo aos mais distintos festivais pelo mundo. Os festivais de cinema pedem, em suas regras, que o filme não esteja disponilizado de forma aberta, como em youtube, por exemplo. Se deixarmos ele aberto, perderemos força nos festivais. Estamos com uma lista de espera para quem tiver interesse em assistir nas próximas exibições. Exibições as quais que já estão em processo de negociação. Para entrar nessa lista, por favor, siga o instagram da produtora e envie uma mensagem através do instagram @kambaku.prod
Contamos com você! Muito Obrigado!