Primeiro vou te contar o porquê o Dexter é o melhor doguíneo do mundo:
O Dexter (ou Dex, ou Deco, ou Decão, ou Dequinho, ou Gordão, ou Filhote, ou Amorzíneo, ou _____ - são muitos apelidos) nasceu dia 07 de fevereiro de 2015 pra encantar o mundo! E veio pra minha casa pra realizar um sonho de infância... lembram de Punky, a levada da breca e o Brandon, the wonder dog?
Eu pedi o melhor cachorro do mundo... e achei. Que ele é lindo, não preciso nem falar... olha esse fucinho mais fofo:
Quem não se apaixona por esses olhinhos puxadinhos e cara de ME ESMAGA?!
Ele sempre foi e é extremamente obediente, inteligente, atencioso, carinhoso, chegou no ap e em 3 dias já sabia fazer xixi no tapetinho, sabia sentar, deitar e esperar, juro! Em 3 dias! Ele é tão inteligente que desde a primeira noite sabia que se chorasse, eu colocava ele na minha cama (hahaha)! Aprendeu mais uns 10 truques em alguns meses... ele sabe sentar, deitar, rolar, esperar, dar a pata, high five, ficar "em pé", girar, rezar, pegar coisas no ar, ir pro local "seguro", saudação, fingir que levou tiro, topa todo tipo de "enfeite"... enfim, já estávamos quase no processo de aprendizado de lavar roupa e tals...
Ele é a cachorrificação do amor, sempre vem dar um chamego quando o meu dia foi difícil, gosta de ficar sempre juntinho (meu grudinho!), adoooora uma coçada no corpinho, vem pedir pra coçar as costinhas, é um vendido por massagem... ele é perfeito!
Ama uma aventura, desde pequeno curte água... adora nadar, arrisca uns mergulhos, ama uma prancha e é pescador autodidata. Ele desenvolveu umas técnicas de pegar peixe do laguinho do vovô sozinho... (1. tira o matinho, deixa um buraquinho. 2. faz bolinha na água com o nariz pra atrair os peixes. 3. enche a boca de água e deixa escorrendo pro peixe achar que é ração caindo na água. 4. o peixe vem pra superfície e... NHAC 5. deixa o peixe morto na grama pro Benjamin comer porque... ui que nojinho.). Além de água, ama passear, conhecer lugares novos, explorar o mato, correr atrás de cavalo e quando chega perto perceber que é menor, rolar no barro, viajar de carro, brincar de esconde-esconde, procurar bolinha, fazer cirurgia em bichinhos de pelúcia... bah! nem sei dizer o quê ele não curte... ele é a companhia perfeita para todos os momentos e, especialmente, pra todas as aventuras.
Mas, um dia ele parou de comer... e agora vou te contar porquê da vakinha:Ele sempre teve um apetite de leãozinho... comia super bem. Comia a comida dele e ia checar se os primos não tinham deixado uma sobrinha ou se alguém não dava alguma comidinha em troca de fofura. Estava com 38kg, baixinho e parrudinho, mas saudável! Aí um dia em março não quis jantar... no outro só aceitou comidinha diferente... e seguiu assim... uns 5 dias depois já não comia nada, vomitava várias vezes durante a madrugada... fomos na veterinária*, fizemos exames de sangue*, ultrassom abdominal* e tivemos as primeiras infelizes confirmações... alguma coisa tava errada... mas não sabíamos o quê.
Havia uma grande suspeita de ter um anaplasma (doença transmitida por carrapato), pois apresentava uma pancitopenia (baixa de plaquetas, hematócritos, leucócitos etc) severa... começou a tomar antibiótico*, mas não tinha melhora clínica. Perdeu 8kg. Já não tinha muito ânimo pras atividades normais, não queria brincar. Fomos em outro veterinário*. O teste 4dX* pra hemoparasitas deu negativo. Surgiu a suspeita de doença autoimune, mas a imunossupressão naquele momento poderia arriscar muita coisa.
Perdeu mais 2kg, mesmo com alimentação forçada que a Lili fazia com a maior dor no coração... O hemograma não melhorava, ele continuava vomitando e não comendo... Saímos à procura do melhor clínico veterinário da região... chegamos a Curitiba*. Ficou internado** alguns dias, foram dias e dias de pesquisa intensa*... mas não conseguíamos um diagnóstico.
Desde março a gente se reveza em turnos pra ficar de olho nele, no que ele pudesse precisar, pois mal caminhava sozinho, estava tão fraco e letárgico que fazer qualquer coisa se tornou uma atividade árdua pra ele. Aí, um dia de abril, acordei com o pior chamado "Susan, o Dexter tá convulsionando!"... foi a pior sensação do mundo. Ele se debatendo e eu não tava nem respirando... mas a Mari tava cuidando dele com toda a atenção necessária... contando o tempo de crise, cuidando pra não se machucar... a Lili usou todas as suas técnicas de piloto de fuga e em poucos minutos estávamos no internamento* do hospital. Foram 3 convulsões até que conseguiram sedar ele. Mais um sintoma que não fazia sentido com nada. E ele já tava com 25kg... perdeu mais de 1/3 do próprio peso.
Começou a tomar corticoide, gardenal, voltou pro antibiótico porque fez umas lacerações feias nas bochechas durante a convulsão, vitaminas para o apetite, digesan pra hipermotilidade gástrica*... tratamos os sintomas, não achamos a causa... mas finalmente ele voltou a comer! queria comer tudo o que via pela frente... tirar o estômago do atraso com esses quarenta e tantos dias sem comer e vomitando! Uma boa notícia!
Mas, como não sabíamos o que causou tudo isso, continuamos investigando*, excluindo diagnósticos, conversando com todos os veterinários possíveis (muito obrigada à todos os profissionais e amigos veterinários que tem nos acompanhado!)... mas nada fazia muito sentido.Fizemos uma ultrassonografia da cervical*, encontramos um cisto. Podia ser uma neoplasia... foi pra tomografia*** pra confirmar... é só um cisto. A tomo foi feita da cervical e crânio*** (já que tinha convulsionado). Já que iam sedar, foi feita uma mielograma*** pra investigar a causa da pancitopenia. Esperávamos encontrar o que tava judiando tanto do cachorrinho.
E... nada. Tomo normal. Mielograma veio inconclusivo, fizeram duas incisões e não vieram espículas. Questionei o procedimento e me foi garantido que não foi erro na coleta... o que significa que... não sabemos se é um problema de produção ou o quê tá causando a pancitopenia.
Aproveitando o sangue medular colhido, foi feito PCR** para hemoparasita. Tudo negativo. Não tínhamos resposta pra nenhum dos sintomas... mas ele tava melhorando! O hemograma* tinha uma melhora discreta, mas tinha... ele voltou a comer... tava cada dia mais fortinho... mais animado... voltou a brincar... e apesar de todos as patas raspadas, pescoço depilado, barrigão sem pelo e estar magro, era o Decão que conhecemos de volta!
Aí............. um dia ele fez cocô no meio da escada... achei muito estranho. Ele tava meio abatido aquele dia. Depois disso ficou só deitadinho. Subimos ele no colo pra ir dormir, colocamos ele no cantinho dele e eu fiquei do ladinho... aí uma hora ele foi se levantar e não mexeu as perninhas traseiras. Foi um desespero... me controlei e ajudei ele... mas... o Dex estava paraplégico.
Fomos de novo na veterinária*, ela fez um raio x** e não viu alteração óssea. Tomou tramadol injetável. Voltou pra casa e dormiu o resto do dia.
Fomos em um ortopedista*. Foi feito uma sonda urinária e identificada uma cistite severa... começou antibiótico. A indicação foi fazer uma ressonância para saber a causa da paraplegia.
Ele parou de comer de novo... começou emagrecer de novo... e não consegue movimentar as patas traseiras.
Resolvemos ir a Curitiba para fazer a ressonância****.
Logo que as imagens vieram o veterinário nos chamou pra conversar... ele tava com um semblante sério, mais que o normal... explicou com calma mas com pesar que tinha encontrado um tumor dentro da vértebra L2 do Dex.
Achamos... mas... é tumor. dentro da vértebra. comprimindo a medula espinhal.
E agora a nossa luta tem endereço. O caminho mais difícil possível, mas continuamos lutando.Por enquanto sabemos isso... existe um tumor, provavelmente maligno, porque ele tem hipercalcemia também... mas ainda não fecha com todos os sintomas, porque a pancitopenia voltou junto.
O próximo passo é fazer uma cirurgia***** extremamente delicada, retirar o tumor, fazer uma biópsia para saber o que é (benigno? malígno? meningioma? plasmocitoma? é tumor primário? secundário? tem invasão na medula?).
E pra cada * que tem no texto, algum valor foi despendido para ajudar o Dex... a soma disso tudo tem sido muito muito superior ao que eu posso honrar. E é por isso que precisamos de sua ajuda...
Você pode nos ajudar nessa luta?
Seremos eternamente gratas por nos ajudar nessa luta tão difícil, que veio no pior momento possível pra todo mundo!
Desistir não é nem de longe uma opção. Vamos seguir fazendo tudo o que for possível para salvar o Dex. E com a esperança latente de que ele vai voltar a se aventurar por muitos anos e continuar a inundar nossas vidas com tanto amor!
Até hoje foram:
8 Internamentos (350×8=2800)
21 Hemogramas/exames de sangue (150×21=3150)
4 Raio x (150×4=600)
4 Ultrassonografias (135×4=540)
2 Tomografias (1503)
1 Mielograma (897)
1 Ressonância magnética (1850)
Total até hoje: 11.070R$
Previsão de gasto para a Cirurgia de medula + anestesia + internamento = 5.000
Previsão de gasto para reabilitação e fisioterapia: 600
> Tem alguma dúvida sobre o histórico clínico do Dex?> Você contribuiu e tem interesse em ver os recibos/orçamentos dos gastos que estamos tendo? Pode me mandar um whats (41) 99903 3321