Com o nosso projeto queremos valorizar e fortalecer a cultura popular e quilombola de Conceição da Barra no norte do Estado do Espírito Santo. Nós, os artistas Thiago Balbino e Luhan Gaba, vamos realizar três paineis pelas ruas da cidade na temática folclórica local usando como referência o Ticumbi e toda a sua atmosfera.
Queremos realizar este projeto no final deste ano 2015 para poder homenagear o mestre Tertolino Balbino que faz 50 anos a frente do Ticumbi. Além deste jubileu queremos chamar atenção para a resistência e o valor imenso das manifestações culturais vivas neste lugar tendo em vista que neste ano a associação de folclore de Conceição da Barra foi invadida e depredada, perdendo assim materiais e documentos com valor histórico.
A apresentação do Ticumbi que envolve música, poesia e dança é uma manifestação cultural folclórica de origem africana e faz uma ponte entre o passado e presente dos negros oriundos de famílias quilombolas de Conceição da Barra. Assim até hoje o Ticumbi revela a luta e orgulho negro e os problemas sociais que a população local enfrenta.
Esta tradição centenária do município de Conceição da Barra acontece anualmente. Numa procissão ritualística o São Benedito do Córrego das Piabas é levado do distrito de Meleiras descendo pelo rio Cricaré até o porto de Conçeicão da Barra e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, para que os membros do Ticumbi se apresentem e iniciem o primeiro mês do ano. Em frente a Igreja Matriz os integrantes encenam uma disputa entre o Rei de Congo e o Rei de Bamba para definir quem é digno de louvar o São Benedito.
Ficariamos muito felizes de deixar a festa do Ticumbi deste ano ainda mais colorida!
Nos agradecemos o seu interesse e apoio com o financiamento de materiais para que este projeto artístico possa ser realizado!