RATOS DA REDENÇÃO
Descobrimos a existência dos Ratos da Redenção no dia 19/11 através de uma publicação, um pedido de ajuda de uma (agora) amiga, no grupo “Opções Veganas em Porto Alegre” no qual, eu e diversos membros de nosso grupo fomos marcados para ajudarmos aos ratos. Coincidentemente no dia que recebemos a informação de que estavam lá através da publicação, já estávamos nos preparando para ir para a redenção para o 9º Encontro de Roedores & Lagomorfos de Porto Alegre, o qual nosso grupo tem organizado mensalmente. Porém, ao sabermos da existência deles lá, deixamos nossos ratos em casa e nos preparamos para um pequeno resgate. Fomos atrás do local descrito correndo ao ver tantos comentários de doação sem ao menos cogitarem qualquer risco, podendo tornar em um problema ainda maior. Ao chegar lá e ver tamanha colônia, decidimos estudar além de formas de pegar, como foram parar ali, de onde vieram e porque, e o que faríamos depois de pega-los?! Mas, não deixamos de tentar e pegar os que podíamos, pois INDEPENDENTE SE CONTAMINADOS, são vidas indefesas e que não chegaram até ali sozinhos, consequentemente não sairão sozinhos também, e de maneira alguma deixaríamos serem mortos!
• QUEM SOMOS?
Somos um grupo de orientações, troca de experiências, adoções e doações de Roedores & Lagomorfos do Rio Grande do Sul e contamos também com uma página a nível Brasil e grupos em outros estados como SC, MG, PE E SP. Eventualmente estamos efetuando alguns resgates e lts de pequenos animais que foram usados para reprodução, que foram abandonados ou que reproduziram após vendas INCONSEQUENTES de PETSHOPS e criadores de “fundo de quintal” de casais não castrados, (inclusive para crianças) que depois de reproduzir os descartam. Resgatamos para tratarmos e doarmos a tutores RESPONSÁVEIS, que presam pelo bem estar animal, que estejam dispostos a arcar com gastos veterinários, alimentação adequada, ALOJAMENTO adequado e o principal, QUE NÃO USEM OS ANIMAIS ADOTADOS PARA REPRODUÇÃO!
• O QUE SERÁ FEITO COM OS RATOS DA REDENÇÃO?
Como quando se trata de atendimento veterinário para exóticos o valor quase dobra em relação animais domésticos, sendo uma consulta pra UM rato EM MÉDIA R$ 100 reais, e como dito em uma ligação a clínica Toca dos o valor do exame na clínica terceirizada por eles sairia em torno de R$ 90 reais por rato, sendo assim, prontamente decidimos abrir uma Vakinha para que tivéssemos o que fazer ao pegarmos algum rato. Ao conversarmos com os responsáveis pela administração, segurança e funcionários da SMAM do parque no dia 19/11, nos passaram que não sabiam da existência dos ratos no parque e que não sabiam também ainda o que fazer pois não tinham conhecimento sob tal animal, o mesmo foi dito pela responsável pela fauna do parque, o combinado é que procurariam respostas com superiores, porém não nos proibiram de pegar, mostraram-se imparciais.
PORÉM, ao comunicarem o IBAMA, os mesmos pediram que a SMAM recolhesse os animais e levassem para testes, o que não tinham conseguido até ontem (29/11) quando conseguiram capturar 5 RATAS QUE NÃO SABEMOS ONDE ESTÃO, mas exigimos informações e estamos atrás das mesmas, pois, desde o dia 19/11 estamos incansavelmente retirando-os de lá, hoje totalizando 10 ratos já resgatados por nós, aos quais todas são fêmeas e estão sendo acompanhadas por médicos veterinários e pós quarentena passarão por exames. Estão em local seguro, tanto para elas quanto para a nós e recebendo todos os cuidados necessários.
• ELAS APRESENTAM RISCOS? Todo o animal apresenta risco de se contaminar e transmitir doenças, principalmente nós, humanos. Os mesmos riscos que apresentados por elas são apresentados por todos os animais que hoje (GRAÇAS “AOS ANJOS”) são resgatados das ruas, riscos esses que só existem por nossa culpa, por nossa sujeira mas que não nos impede de resgata-los.
• SERÃO DOADOS?
Devido ao tempo que passaram juntos em vida livre e pelo sofrimento que já passaram, decidimos que o melhor e mais seguro é que eles sejam todos criados juntos e com todo o LUXO possível, são animais que tem uma vida muito curta (2-4 anos), então desejamos que todos tenham direito a uma vida em colônia, como viviam no parque, porem com todos os machos castrados, comendo ALIMENTAÇÃO NATURAL (Sementes, frutas, verduras e carne). ou seja, OS RATOS DA REDENÇÃO NÃO SERÃO DOADOS, mas, quem se interessa em adotar ratinhos:
- sabe quem tem que ser no mínimo dois? tem alojamento ADEQUADO? alimentação ADEQUADA? Sabe ou esta disposto a aprender sobre os cuidado e exigências para doações do nosso grupo? Entre em contato: http://migre.me/vCtXU A VAKINHA CONTINUA, a conta também o resgate então, não temos nem previsão pois são muitos filhotes :’( CONTINUE NOS AJUDANDO. _/\_ Link da Vakinha: http://migre.me/vCu2R Conta: Caixa econômica
Jonathan J. Rodrigues de Souza
Agência: 3567
Operação: 013
Conta: 5735-9 Além de alimentação, precisamos também de alguns materiais para higiene e manutenção dos ratos e gaiolas:
• Granola Diet
• Luvas de limpeza
• Álcool Gel
• Clorofina pura • Areia de Gato CONTAMOS COM A AJUDA
DE TODOS e o compartilhamento também! <3