JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO/CLIMATIZAÇÃO DA IGREJA MATRIZ
A Igreja do Cohatrac é bem jovem, só tem 27 anos de fundação enquanto paróquia, mas, ao mesmo tempo tem uma caminhada muito sólida, marcada pelo engajamento e comprometimento das pessoas que creem em Cristo e fazem desta Igreja uma expressão bem viva desta fé. Por onde se vai nesta arquidiocese é “de espantar” a boa fama que nos precede ao dizermos que somos do Cohatrac! A história da nossa Igreja se mistura com a vida da nossa gente e do nosso bairro.
Há 20 anos Pe. Bráulio e os diáconos Josimar e Biné e muitos dos que aqui estão motivaram a comunidade para construir uma Igreja para o Cohatrac (antes havia uma capela). Outros que fazem parte desta Igreja não estavam aqui (eu, inclusive), mas todos nós ficamos maravilhados e até orgulhosos pela forma como esta Igreja foi sendo construída “tijolo por tijolo” com a ajuda de todos da comunidade. A obra da Igreja foi completada pelo então Pe. Josimar e implementada com a construção do nosso maravilhoso centro paroquial de pastoral sob a administração do Pe. Antônio José Soares. A todos que contribuíram para a concretização desse sonho o nosso sincero e merecido agradecimento.
Nos últimos anos a comunidade do Cohatrac tem crescido bem mais do que os 27 anos que tem (com a graça de Deus!) e precisamos de mais tijolos para tornar maior e mais acolhedora a nossa Igreja.
A decisão do Conselho Paroquial – formado pelos representantes de todos os grupos, pastorais, movimentos, serviços e comunidades – de ampliar a nossa Igreja, parte de três constatações principais:
DESCRIÇÃO DO PROJETO DE REFORMA E AMPLIAÇÃO/CLIMATIZAÇÃO DA MATRIZ
VALOR ESTIMADO DO PROJETO IGREJA E CAPELAS (primeira etapa acima descrita)
R$ 2.000.000.00 (dois milhões de reais).
Para a realização deste projeto, nós queremos reviver o momento tão significativo e marcante que foi a primeira campanha de construção da Igreja “tijolo por tijolo”. Hoje, com necessidades e desafios maiores, mas como outrora, é indispensável ter o mesmo espírito de comprometimento e pertença que fez e faz do Cohatrac esta Igreja tão viva e singular na história da Igreja do Maranhão.
Pe. Flávio Colins
Como é nossa igreja:
Como ficará:
Dia de vigília pascal e a igreja comportando mais do que sua capacidade de lotação:
Algumas partes precisam de reforma urgente:
Início de nossa procissão de encerramento do Círio:
Procissão de encerramento do Círio:
Missa de encerramento do Círio: