O Centro Cultural Erukerê é uma casa de Umbanda e uma Associação sem fins lucrativos devidamente registrada em Aracaju/SE. Nesta realizamos atividades culturais, contra a intolerância religiosa, a favor da equidade, ações artísticas, profissionalizantes, socais, políticas, etc. O Erukerê é o ponto norteador de todas as outras ações, é através deste que realizamos as Oficinas Teatrais, Cursos de Articulação Social, elaboração de projetos e profissionalização, acompanhamento psicológico com o Dr. Alvaci Resende, apresentações artísticas com o espetáculo Máscaras e o espetáculo Fragmentos de Pessoa, aulas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), entre outros. A maior parcela do nosso público são jovens de Aracaju e da grande Aracaju. A partir dos cursos e oficinas realizados, muitos dos jovens envolvidos com as atividades da ONG estão ingressos na universidade ou estão se preparando para este intento. Além disso, levamos o Espetáculo Máscaras para eventos em faculdades e fomos selecionados para participar do Festival de Artes de São Cristóvão, no dia 02 de Novembro de 2017, com grande aceitação do público local e plateia lotada.
Nossas ações:
Os Caatingas: é uma mídia livre cujo lema é “Nas Ruas e Nas Redes”. É a maior ação do Erukerê, tendo atingido milhares de pessoas com suas postagens nas redes sociais. Nosso papel é registrar atividades políticas, sociais, artísticas, culturais, educacionais, empreendedoras, etc. em todo estado de Sergipe. Sendo assim, nosso objetivo é dar visibilidade a estes tipos de ações. Uma das nossas atividades é fazer com que outros grupos possam registrar e divulgar suas ações de maneira independente, sendo assim, foi desenvolvido e executado o 1º Curso de Mídias Sociais objetivando a disseminação dos conhecimentos obtidos durante nossa trajetória de trabalho. A partir de todas as ações que realizamos dentro e fora do município de Aracaju, pudemos ser reconhecidos como a mídia social do Estado de Sergipe, sendo a única com este formado de trabalho de comunicação social.
Mulheres do Erukerê: é o coletivo feminino do Erukerê, fundado pelas mulheres que integram o Erukerê em 2018, busca unir forças e trazer representatividade feminina dentro do Centro cultural e na sociedade. Em 2018 lançaram o curta Anipum: uma história contada por mulheres, um documentário sobre a fundação do bairro Santos Dumont pela ótica de mulheres que estiveram lá desde a sua fundação.
Movimento Artístico Periférico: É um movimento que tem como objetivo primeiro profissionalizar os artistas e eventos culturais realizados na periferia do Bairro Santos Dumont e de toda cidade de Aracaju. Nossa maior ação é o Festival S.D Alternativo, que já vai para sua 4º Edição e que vem ganhando grande proporção dentro do município de Aracaju, com convites para ser realizado em outros estados.
Sobre o Fundador:
Andson Alves dos Santos, nascido em 06/04/1971 em Aracaju, professor de História formado na Universidade Tiradentes (2007), Pós-graduado em Ensino de História e Novas Tecnologias (2008) na Faculdade Saint Luis de França, Atualmente é Assessor de Comunicação da Coordenadoria de Arte Educação - COARTE (SEMED); foi professor de História, Sociologia e Filosofia - Colégio Moroni, Colégio CCP e Colégio Santos Dumont; experiências como Arte-Educador e professor de Inglês, treinamento e supervisão pedagógica no Colégio e CCP (2015 a 2016), Professor-monitor da Disciplina Psicologia da Aprendizagem ministrada pelo Prof. Dr. Alvaci Freitas Resende na Faculdade Saint Luis de França (2015). Coordena o Centro Cultural Erukerê. Atualmente possui uma grande família com mais de 54 filhos de santo.
Estamos vindo através da vakinha online para pedir sua ajuda na construção da nossa sede. O Centro Cultural Erukerê desenvolve diversos projetos culturais e sociais no bairro Santos Dumont desde 2009. É muito importante a construção da nossa sede no bairro Santa Maria, para que possamos ampliar e continuar desenvolvendo nossos projetos, fomentando cultura e arte na periferia.