Sou o Fabrício Boscolo, professor doutor há 10 anos, e coordeno o Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício da ESEF-UFPel, local que trabalho há 8 anos. Em nosso laboratório, construído com muito esforço e dedicação, dois dos principais equipamentos estão quebrados, o que impede de fazer nossas pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, as quais estão completamente paralisadas.
Um deles é o VO2000, um equipamento que faz análise de gases. Com ele, podemos medir metabolismo de repouso, gasto de calorias em exercícios físicos e até o consumo de oxigênio das pessoas. O outro é chamado de Yellow 2300 (YSL2300) um aparelho que mede lactato e glicose, que é muito útil para determinar a atividade de uma via de produção de energia, a glicemia no sangue (igual diabéticos fazem), e nos dá parâmetros sobre a intensidade do exercício físico.
Frente à ausência de recursos financeiros, as universidades federais brasileiras estão sofrendo muitos cortes. Isto já foi amplamente divulgado por revistas científicas (http://www.nature.com/news/brazilian-science-paralysed-by-economic-slump-1.18458), e isto piorou nos últimos meses (http://www.nature.com/news/brazilian-scientists-reeling-as-federal-funds-slashed-by-nearly-half-1.21766). Considerando tais aspectos, em com a intenção de consertar os equipamentos, abri esta vaquinha para tentar resolver o problema.
Hoje, oriento mais de 20 estudantes, futuros profissionais e pesquisadores, que estão com grande parte de seus trabalhos parados por causa destes equipamentos. Caso você queira saber mais sobre mim, e sobre as pesquisas que produzo, pode acessar meu currículo em http://lattes.cnpq.br/4479595583234972.
Conto com sua ajuda.