Um dos coros de música clássica mais tradicionais da cidade, o Collegium Vocale Campinas completa, em 2015, 10 anos de sua fundação e primeiro concerto. Neste período, já interpretou, de forma independente ou ao lado das melhores orquestras da região, algumas das mais importantes peças do repertório clássico e operístico da humanidade.
Nestas peças, estão incluídas grandes obras de gênios compositores como: Bach, Mendelssohn, Carl Orff, Mozart, Haydn, Puccini, entre outros, sendo uma das últimas vozes que mantém viva a tradição da música clássica na terra de Carlos Gomes, outro ícone que já teve parte de suas obras interpretadas pelo coro.
E como forma de celebrar essa bonita trajetória de muita música e cultura levadas a milhares de pessoas nessa década, o Collegium Vocale quer colocar mais um ato grandioso no libreto de sua história!
Dessa forma, o Projeto Collegium Vocale Campinas – 10 anos, justifica-se no desejo do coro de brindar esta data especial levando à cidade e aos seus integrantes um concerto de excelência, empolgante e inesquecível que, além de se tornar uma marco na caminhada artística do grupo, será também uma forma de divulgação de seu trabalho para que mais pessoas vejam e apoiem o coro, contribuindo para a elevação do seu nível artístico e organizacional.
Como grupo independente, ou seja, sem mantenedores financeiros, o coro pretende produzir e apresentar um concerto de música erudita para um público de no mínimo 500 pessoas, com qualidade técnica comparável à dos melhores concertos clássicos do país, com foco na satisfação dos coralistas que se dedicam ao trabalho musical conjunto, cobertura da mídia e registro documental que será insumo para a adesão de novos apoiadores do grupo.
Para que esse sonho comemorativo se realize, o Collegium Vocale Campinas pede a contribuição de todos os amigos, admiradores da música coral, à fim de que se consiga levantar fundos para custear os músicos que farão parte da orquestra necessária para esse concerto de aniversário, quando será apresentada a Grande Missa em Dó Menor, KV 427, de Wolfgang Amadeus Mozart, no dia 08 de agosto do ano corrente, em lugar a ser definido (procuramos no momento um lugar com boa acústica que comporte no mínimo 500 ouvintes). A colaboração pensada é de R$ 10,00 de cada amigo colaborador, podendo ser maior se assim o desejar.
Desde já, ficam os agradecimentos de todos os coralistas do grupo e o convite para que participem dessa ocasião festiva. Em tempo oportuno, será divulgado o convite oficial.
Atenciosamente,
Collegium Vocale Campinas.
Akira Kawamoto - maestro
Concerto na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Campinas, em 2014: "Israel no Egito", de Handel.