Formada em 2008 a partir do encontro de músicos do carnaval de rua do Rio, a Orquestra Voadora se destaca por tocar com o seu versátil formato de fanfarra uma inusitada mistura de ritmos do Brasil e do mundo, como, afrobeat, maracatu, côco, rock, funk, jazz, samba e reggae. A potência sonora dos metais e da percussão e as performances sensoriais de um dos blocos mais coloridos e animados da cidade têm conquistado ano a ano um público fiel que se junta na terça-feira de carnaval no Aterro do Flamengo para levantar vôos cada vez mais altos e desafiadores.
No seu primeiro cortejo, em 2009, a Orquestra Voadora reuniu cerca de 3 mil foliões e 50 músicos. No último desfile, em 2018, uma energizante multidão de aproximadamente 120 mil pessoas curtiu o carnaval com o bloco, que conta atualmente com quase 600 pessoas dentre músicos, acrobatas, pernas-de-pau e equipe técnica.
Todo esse crescimento nos enche de orgulho e vontade de fazer um carnaval de rua ainda mais bonito, colorido, cheio de alegria e para todos. Ao mesmo tempo, os desfiles infelizmente ficam mais caros a cada ano. Uma estrutura de som mais potente, o aumento da segurança para um cordão cada vez maior, o fornecimento de água para os músicos, a logística de transporte, montagem e desmontagem de alegorias, equipe técnica, entre outras necessidades, fazem o orçamento do desfile chegar à casa dos R$ 70 mil. Mesmo com os patrocínios cedidos à Liga Amigos do Zé Pereira (da qual a Orquestra Voadora faz parte junto com outros grandes blocos, como o Céu na Terra, Laranjada, Quizomba, Último Gole e Toca Rauuul), em todos esses anos a quantia arrecadada não foi o suficiente para cobrir o total dos gastos, o que gera uma grande dificuldade financeira para colocar o bloco na rua.
Por isso organizamos essa Vakinha. Para que todos aqueles que participam do desfile possam ajudar na sua realização. Então, se você curte o carnaval da Orquestra Voadora, se já desfilou com a gente, ou se tem vontade de fazer parte do nosso próximo cortejo carnavalesco, contribua! Qualquer quantia será muito bem vinda!
Afrouxem os cintos e vamos voar!