A juventude do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) com a rebeldia e ousadia camponesa inaugura experiência no trabalho de agitação e propaganda para enfrentar os desafios da conjuntura!
Jovens camponeses militantes do MPA, de vários estados do país: AL, PI, RS, RJ, PA, MT, SE chegaram a Sergipe em abril para vivenciar o processo de preparação rumo a Caravana Nacional de Agitação e Propaganda. A caravana iniciou a atuação no Nordeste no mês de Maio do corrente ano, com o objetivo de fortalecer o trabalho de mobilização e resistência do povo camponês diante da conjuntura do país. O trabalho segue o passo do Mutirão da Esperança Camponesa – Quem alimenta o Brasil exige respeito!
Na primeira semana de trabalho, os membros da Caravana participaram do curso de multiplicadores de teatro militante que envolveu 40 jovens do MPA Sergipe e movimentos convidados como, Levante Popular da Juventude e MST. A atividade aconteceu no espaço de bastante significado para o MPA que é a UPC – Unidade Produtiva Camponesa, localizada no município de Canindé de São Francisco.
De acordo com a formadora do curso, Pâmela Peregrino, a ideia principal da formação foi “organizar o processo de multiplicação do curso com jovens nas comunidades camponesas, a partir de duplas de trabalho durante o curso que terá outras etapas, para desenvolver peças, debates de temas, realizar jogos, usando e criando sua própria linguagem teatral”.
Com a convicção de que arte, na perspectiva histórica da AGITPROP, do teatro militante é uma ferramenta para elevar o nível de organização e de consciência dos trabalhadores, a juventude segue com a clareza do seu papel nesse cenário complexo da história do país.
Nesse momento 10 jovens do MPA, encontram-se percorrendo o país, debatendo a conjuntura política brasileira e ajudando na mobilização do povo brasileiro contra as reformas, contra a perda de direitos e contra o desmonte das políticas públicas para a agricultura familiar e camponesa.