AJUDA PARA CÃO RESGATADO
Me chamo Vanessa e no último sábado, 19/04/2025, me deparei com uma cena muito triste em uma área rural totalmente isolado de casas em Gaspar (SC).
Um cão, aparentemente da raça Pit Bull e com cerca de dois anos, estava completamente entregue, em estado crítico: inúmeras feridas abertas na região do pescoço, infestadas por larvas (bicheiras), magro, fraco, apático… um retrato do abandono e do descaso.
Não tive escolha. Não cogitei deixá-lo ali para morrer. Passei mais de uma hora tentando convencê-lo a se permitir ser salvo, até que, finalmente, entrou no carro.
No atendimento veterinário, a realidade foi ainda mais dura: anemia severa, mucosas totalmente pálidas (língua, gengiva, olhos e orelhas), praticamente sem glóbulos vermelhos. Foi necessária uma transfusão de sangue, exames laboratoriais e um ultrassom para descartar hemorragia interna.
O diagnóstico aponta que a anemia pode ser uma condição crônica ou decorrente da desnutrição extrema. A suspeita é que tenha sido abandonado justamente pelo alto custo de tratamento.
Ele recebeu alta no dia 21/04 e agora está sob meus cuidados. Ainda luta contra feridas profundas infestadas por larvas e enfrenta um quadro anêmico gravíssimo. Precisará de acompanhamento com hemogramas a cada 5 dias.
Até o momento, os custos com o resgate e tratamento já somam R$ 3.740,00 – um valor inesperado e fora do nosso orçamento.
Por isso, venho aqui pedir a quem puder uma ajuda para custear esse gastos. Qualquer valor é bem-vindo.
Se você puder e sentir no coração, por favor, nos ajude.
Agradeço, do fundo do coração, a quem puder nos ajudar. E que nenhum ser indefeso seja deixado para trás por falta de amparo.