Olá, pessoal! Nós somos alunos de Física e Engenharia da Universidade Federal do ABC e fomos classificados para o Torneio Mundial dos Físicos que vai acontecer na Suécia de 8 a 13 de abril, em Gothemburgo, na universidade Chalmers.
O IPT (International Physicist’s Tournament) é um torneio de física baseado em pesquisa científica a nível superior envolvendo problemas que ainda não possuem uma resposta ou explicação concreta. Cabe a cada um dos times participantes investigar a natureza desses problemas desafiadores e discuti-los com outras equipes nos Physics Fights, principal momento de confronto entre as equipes no evento.
As regras são simples: um time é desafiado a resolver um dos 17 problemas de Física e apresenta os seus resultados; outro time contra-ataca com argumentos físicos e, por fim, outro time avalia a batalha. Um embate puramente científico a nível superior!
Além de participar do torneio, pretendemos reverter todo o conteúdo científico desenvolvido para a sociedade em forma de vídeos no YouTube, divulgação do diário de bordo oficial da equipe e apresentações/seminários em escolas públicas para incentivar os alunos no estudo de Física e aproximá-los da vida universitária.
Porém, para participar precisamos pagar a taxa de inscrição e as passagens aéreas! Não está fácil conseguir o financiamento da própria faculdade, então estamos procurando apoio a vocês e também a empresas que queiram exibir sua marca junto à nossa.
Nossa principal meta é expandir a divulgação científica no Brasil para que outros jovens tenham a oportunidade de explorar a Física da melhor maneira: conseguindo relacioná-la com o cotidiano e, acima de tudo, superando grandes desafios.
Estratégias de disseminação
● Divulgação da mídia: sendo a primeira equipe da história do Torneio Mundial dos Físicos, haverá uma repercussão que pretendemos aproveitar para aumentar o impacto da divulgação científica no país.
● Seminários/palestras: a fim de realizar um trabalho completo de divulgação científica, a equipe se propõe a visitar escolas para entrar em contato direto com os alunos e realizar experimentos sobre os fenômenos estudados durante as pesquisas. Isso será feito de uma maneira intuitiva e didática, tirando a visão negativa que os alunos, em geral, têm sobre as ciências exatas (em especial, a Física) e mostrando que a realidade científica não está tão longe ou inatingível como muitos do público externo acreditam.
● Blog: esse espaço servirá como um Diário de Bordo que será divulgado abertamente ao público para que saibam como se deu exatamente cada etapa da construção do conhecimento científico.
● Canal do YouTube: demonstração dos fenômenos estudados. Grande parte deles possui aspectos qualitativos bem interessantes e que instigam os espectadores.
● Artigos e relatórios: sabendo da proximidade que a natureza dos problemas tem com a pesquisa científica, será possível a realização de futuros trabalhos baseados nos estudos da equipe na forma de artigos científicos e relatórios.
Por favor contribua para que consigamos participar do IPT 2017!