Vaquinha criada em: 14/03/2019
Vaquinha encerra em: 14/04/2021
"O Leprosário da Canafístula foi fundado em 1928 com o objetivo de promover a internação compulsória de indivíduos portadores de hanseníase. Muitos internos foram separados de suas famílias quando ainda eram crianças. Outros, em função da tenebrosa política do Estado Brasileiro, foram apartados de seus companheiros (as) e confinados em uma instalação completamente estranha a eles, de onde muitos nunca mais sairiam.
Com o fim da política Estatal que obrigava os hansenianos a viverem nas chamadas “colônias”, muitos dos seus pacientes permaneceram nas instituições. Aí constituíram laços de amizade e tentaram produzir uma vida dentro dos muros. No tempo em que ficaram internados, criaram times de futebol, organizaram carnavais e produziram peças teatrais. Em suma, tentaram construir uma vida apesar da doença e da violência. Chegou a hora de contar um pouco desta história.
A Colônia de Antônio Diogo, localizada a mais ou menos 80 km da capital cearense, desde agosto de 2018 vem trabalhando no sentido de resgatar a memória dos pacientes. Para isso, parte das instalações do antigo hospital foi usada para montar um memorial com a história da hanseníase no Ceará. O memorial se deteve na história institucional. Chegou a hora de criar uma sala idealizada pelos pacientes, onde eles mesmos possam contar a sua história.
Colabore. Esta causa também é sua. Lembrar para não repetir. "