Olá! Me chamo José Carlos, tenho 22 anos de idade e sou de Recife (PE). Estou cada vez mais próximo de ser um dos delegados representantes do Brasil na Change the World Model United Nations, na ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos. Para isso, preciso subsidiar os recursos não cobertos pela bolsa que recebi, por isso preciso da sua ajuda.
O QUE PODE DIFICULTAR A REALIZAÇÃO DO MEU SONHO?
Quando recebi a notícia de que tinha sido classificado para receber a bolsa para participar do CWMUN, fui informado que ela cobria parte do valor do programa + a acomodação durante os dias do evento. O custo total do programa é de aproximadamente 2000 euros e eu tive a felicidade de ser contemplado com uma bolsa de 1000 euros. Ainda assim, há custos que ela não cobre (como bilhetes aéreos, visto, seguro saúde, alimentação...) que, em suma, se aproximam dos 2330 euros que, infelizmente, não consigo subsidiar.
SOBRE MIM:
Sempre fui desbravador da vida. Desde muito novo, o engajamento em projetos comunitários já era algo presente no meu cotidiano. Aprender coisas novas e ajudar pessoas eram pontos fortes em mim. Sempre estudante de escola pública, os estudos me possibilitaram várias portas: em 2014, fiz um intercambio do tipo High School na Nova Zelândia através de um projeto financiado pelo Governo do Estado de Pernambuco.
No âmbito "extraclass", a atuação em projetos sociais me faziam aguçar ainda mais o senso de corresponsabilidade sobre a vida de outras pessoas. Fui voluntário em creches, criei grupos de estudos de idiomas, etc. Juntamente com estudantes que também fizeram parte do Ganhe o Mundo, passei a integrar o corpo de voluntários do Instituto Três Pilares, projeto que visa a preparação de estudantes para também serem intercambistas do programa.
Hoje sou Coordenador de Planejamento e Projetos do Instituto Três Pilares, espaço no qual atuo efetivamente com inúmeros projetos que envolvam idiomas. Durante a pandemia do novo corona vírus em 2020, fizemos uma parceria com o Zung - Digital e Colaborativo e desenvolvemos o Projeto Conecta Mundo, que leva o ensino da Língua Inglesa de forma democratizada para pessoas de todo o país.
Em 2018, passei a fazer parte do time de Jovens Protagonistas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), órgão responsável pela concepção do modelo de Escola Integral no Brasil, hoje presente em mais de 20 estados brasileiros. Com o instituto, tive a oportunidade de visitar escolas de vários cantos do país e levar a minha experiência como estudante oriundo desse modelo de escola mostrando, com minhas vivências, que a metodologia é possível, uma vez que trabalha o Jovem e seu Projeto de Vida como a centralidade da escola, local onde podemos desenvolver habilidades necessárias que nos serão essenciais para além da excelência acadêmica, mas para a vida.
POR QUE UMA CONFERÊNCIA NA ONU?
Por ser uma simulação do que seria a Assembleia Geral da ONU, a CWMUN conecta pessoas de todo o mundo para debater e discutir questões globais atuais e pensar em propostas de intervensão para tais desafios. Em outras palavras, o networking com essas pessoas me possibilitará pensar além da minha zona de conforto e ampliar meu repertório de atuação frente à causas de impacto social. Toda a vivência e experiência que irei adquirar lá, voltará comigo como bagagem para ser replicado nos meus meios de atuação aqui no Brasil. Me ajuda, vai?!
COMO AJUDAR?
Caso não tenha como me ajudar financeiramente, divulga a Vakinha para que mais pessoas conheçam a minha história, isso vai me ajudar muito! Com o trabalho de formiguinha, pouco a pouco, eu chego lá!
Obrigado!! :)